Enem 2025: MEC prorroga prazo de pagamento da taxa de inscrição; veja nova data e como quitar
Candidatos têm até o dia 27 de junho para pagar os R$ 85; pagamento pode ser feito por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Agora, os candidatos têm até 27 de junho para quitar o valor de R$ 85 e garantir a participação na principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
O pagamento pode ser feito por boleto bancário, gerado na Página do Participante, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição bancária. Para quem optar pelo Pix, é só escanear o QR Code disponível no boleto gerado pelo sistema.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A inscrição só será confirmada após a compensação do pagamento, que pode levar até três dias úteis. Estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025 estão isentos da taxa e, por isso, não terão o boleto disponibilizado.
Leia Mais
Enem 2025: datas das provas e mudanças no exame

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nesses três municípios, o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30, a conferência global da ONU sobre mudanças climáticas, que acontecerá na região.
Outro destaque importante desta edição é que o Enem voltará a emitir certificação do ensino médio para pessoas com 18 anos ou mais. Para obter o certificado, o participante deve atingir pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação. O interesse na certificação deve ser sinalizado no momento da inscrição.