Mais 17 mil famílias em Uberlândia podem ter conta de luz isenta pela tarifa social

Em Minas são 330 mil famílias que consomem até 80 (kWh) por mês passam a ter isenção total na tarifa de energia elétrica; em Uberlândia 29 mil já possuem a isenção

, em Uberlândia

-

A partir deste mês, as famílias mineiras passam a contar com um alívio significativo na conta de energia elétrica. Em Uberlândia, 17 mil famílias podem ser beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não comprovaram condição junto ao Governo Federal. Atualmente, 29 mil já possuem o benefício e com a nova regra vão ter isenção. Com a Medida Provisória nº 1.300/2025, cerca de 330 mil famílias mineiras passam a ter isenção total na tarifa.

Mais de 29 mil famílias em Uberlândia já têm conta de luz isenta; 17 mil ainda podem solicitar o benefício
Com nova medida, 17 mil famílias em Uberlândia podem ser isentas com a Tarifa Social de Energia Elétrica  – Crédito: Marcello Casal  Jr/Agência Brasil

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Conta de luz isenta com desconto automático 

De acordo com a Cemig, nenhum cliente precisa procurar a companhia para solicitar o benefício. A atualização do desconto será feita automaticamente, desde que a família esteja com o Cadastro Único (CadÚnico) ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em dia junto ao Governo Federal.

Ainda que a tarifa seja isenta, os consumidores continuarão pagando a contribuição para iluminação pública, determinada por cada município, e também eventuais encargos de multa ou juros por atraso no pagamento da fatura.

Impacto positivo para a população de baixa renda

O analista de Proteção da Receita da Cemig, Nilton Neves, afirma que a medida representa um avanço importante para a justiça tarifária. “A TSEE agora garante isenção total da tarifa para consumidores que utilizam até 80 kWh por mês, proporcionando acesso à energia de qualidade sem custos para quem mais precisa. Além disso, quem ultrapassar esse limite pagará apenas pelo excedente”, informa.

Em 2024, a Tarifa Social já representou R$ 461 milhões em descontos para famílias mineiras, um aumento de quase 14% em relação a 2023.

×

Leia Mais

Cadastro deve estar sempre atualizado 

Para garantir o acesso automático ao benefício, a Cemig reforça a importância de manter o CadÚnico atualizado. Caso os dados estejam desatualizados ou com informações inconsistentes, o benefício pode ser suspenso.

Outro ponto importante, o titular da conta não precisa ser o beneficiário direto do programa. Se um membro da família residente no imóvel se enquadra nos critérios, é possível solicitar o benefício para a unidade consumidora, mesmo sem alterar a titularidade.

Caso a família se mude, é essencial comunicar à Cemig para que o benefício seja transferido corretamente para o novo endereço.

Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

Para ter acesso à TSEE, é necessário atender a pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Estar inscrito no CadÚnico com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa;

  • Ter renda de até três salários-mínimos e possuir um familiar que dependa de aparelhos elétricos para tratamento médico;

  • Ser beneficiário do BPC, destinado a idosos ou pessoas com deficiência.

Famílias interessadas devem procurar o Cras mais próximo ou a Prefeitura Municipal de Uberlândia para atualizar ou realizar o Cadastro Único. Também é possível obter mais informações no site do Ministério da Cidadania.