Uberlândia vai repassar cavalos e bois apreendidos em vias públicas
Cadastro foi aberto para produtores rurais, instituições de ensino e entidades interessadas em ficar com animais recolhidos nas vias públicas do município
-
A Prefeitura de Uberlândia iniciou um processo de credenciamento para destinar animais de grande porte apreendidos nas ruas da cidade a novos responsáveis. A medida vale para casos em que os proprietários não façam a retirada dos animais no prazo de até sete dias após o recolhimento.
O chamamento público foi divulgado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (28) e prevê a transferência de posse ao município depois do período estipulado sem resgate. A partir disso, os animais poderão ser encaminhados a produtores rurais, instituições de ensino e organizações ligadas à proteção animal previamente cadastradas.
O cadastramento ficará disponível por tempo indeterminado enquanto houver demanda relacionada a animais apreendidos e sem retirada pelos proprietários. A inscrição pode ser feita pelo e-mail [email protected] ou presencialmente no anexo da Secretaria Municipal do Agronegócio, na avenida Gameleiras, nº 10, no bairro Planalto.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Entre os animais que poderão ser destinados estão cavalos, bois e outros equinos e ruminantes encontrados soltos em áreas urbanas. Segundo a administração municipal, a proposta busca diminuir o tempo em que os animais permanecem sob cuidados do poder público e ampliar alternativas para acolhimento adequado.
Para participar do cadastro, os interessados deverão comprovar que possuem estrutura para manter os animais em condições apropriadas. Também será necessário assumir formalmente compromissos relacionados à alimentação, abrigo, assistência veterinária e garantia de bem-estar.
Gado solto em Uberlândia
Em setembro de 2025, moradores de Uberlândia reclamaram da presença frequente de animais soltos em uma via da cidade e falaram sobre situações de risco de acidentes.
Segundo Sabrina Ferreira, moradora da região, a cena se repetia há cerca de dois anos, sempre em horários de pico. “O dono dos animais passa de moto tocando o gado, por volta das 13h, e volta por volta das 17h. Já tentei conversar com ele várias vezes, mas não adianta. Pode ocasionar acidentes, e alguns animais ficam para trás por serem muitos”, contou na época.
Leia Mais
O edital divulgado nesta terça ainda estabelece que os animais não poderão ser utilizados em áreas urbanas e que situações de maus-tratos são proibidas. No caso de produtores rurais, a permanência dos animais deverá ocorrer obrigatoriamente em propriedades localizadas na zona rural.
Conforme o edital, o atendimento seguirá a ordem de inscrição dos candidatos habilitados e dependerá da quantidade de animais disponíveis. A prefeitura também informou que disponibilizará informações atualizadas sobre os animais aptos para destinação.
Nos casos em que os interessados forem de outras cidades, a retirada deverá ser feita na Fazenda Buriti ou em outro ponto indicado pela Secretaria Municipal do Agronegócio, em até 48 horas após o agendamento. O transporte será de responsabilidade do novo tutor, que deverá seguir as normas previstas para transporte e proteção dos animais.