Um filhote de raposa foi resgatado e encaminhado ao Corpo de Bombeiros de Sacramento na noite desta quinta-feira (3). De acordo com a corporação, o animal foi encontrado sozinho na área urbana da cidade.
Bebê raposa foi encontrado na noite de sexta-feira (3) – Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução
O filhote, que aparentava ter poucos dias de vida, não apresentava ferimentos visíveis. Segundo os bombeiros, as queimadas em abundância podem ter assustado o animal, fazendo com que se perdesse de sua mãe.
Muitos animais silvestres fogem das matas em direção às áreas urbanas por conta do fogo, e alguns não conseguem escapar das chamas.
Por se tratar de um animal silvestre ainda incapaz de sobreviver na natureza, o filhote será encaminhado ao hospital veterinário da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba).
Ele receberá os cuidados necessários até que esteja apto para ser devolvido ao seu habitat natural.
Filhote de raposa é resgatado pelos bombeiros – Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução
Segundo a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA), a raposa-do-campo (Lycalopex vetulus) é o único canídeo brasileiro exclusivo do Cerrado.
Possui pelagem que varia do amarronzado ao cinza, olhos curiosos e atentos, e mede chega a medir cerca de 60 cm, pesando entre 2 e 4 kg.
Com características como cabeça, focinho e peito estreitos, além de uma cauda com ponta escura, ela é uma espécie onívora que se alimenta de cupins, pequenos mamíferos, aves e frutos.
É um animal que leva um estilo de vida solitário, a raposa-do-campo habita regiões de vegetação rala e enfrenta ameaças como a destruição do Cerrado, atropelamentos e predação, estando classificada como vulnerável à extinção.