Gripe aviária no RS: suspensão da compra de frango do Brasil já atinge 9 países e União Europeia

Brasil também aguarda bloqueios de Emirados Árabes, Arábia Saudita e Filipinas após detecção da doença em granja comercial de Montenegro (RS)

, em Uberlândia

A confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Rio Grande do Sul levou a União Europeia e mais nove países a suspenderem total ou parcialmente a importação de carne de frango do Brasil. O bloqueio internacional ocorre após a detecção da doença em um matrizeiro localizado no município de Montenegro.

Gripe aviária
Caso de gripe aviária no RS leva 9 países e União Europeia a suspender compra de frango brasileiro – Crédito: Reprodução/Agência Brasil

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Além da União Europeia, África do Sul, Coreia do Sul, Canadá, México, Argentina, China, Chile, Japão e Uruguai já comunicaram restrições. Em nota, o governo canadense afirmou que a medida segue o protocolo sanitário estabelecido entre os dois países. Remessas abatidas até o dia 12 de maio ainda poderão entrar no território canadense.

Alguns países optaram por suspender totalmente a compra da proteína brasileira, como é o caso de Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul. O Japão restringiu apenas os produtos oriundos da cidade gaúcha de Montenegro. Já África do Sul, China e União Europeia pararam de certificar o Brasil com base nos acordos sanitários vigentes.

×

Leia Mais

O Ministério da Agricultura acompanha o impacto e informou que há expectativa de novos bloqueios parciais nos próximos dias. Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas estão entre os países que podem adotar restrições temporárias.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e tem as exportações como pilar fundamental da cadeia produtiva avícola. Até então, todos os casos registrados de IAAP no país haviam sido em aves silvestres. O episódio no Rio Grande do Sul representa a primeira ocorrência em plantel comercial.