Mônica Cunha recebe Comenda Augusto César na Câmara Municipal de Uberlândia
Mais alta honraria do Poder Executivo homenageia outras 28 personalidades e entidades; cerimônia acontece na noite desta sexta-feira (29)
-
A jornalista e apresentadora da TV Paranaíba, Mônica Cunha, recebeu a Comenda Augusto César, a mais alta honraria do Poder Legislativo de Uberlândia, na noite desta sexta-feira (29). A homenagem é dada a personalidades e entidades que se destacaram na construção do progresso da cidade.
A cerimônia, que é aberta ao público, começou às 19h e é realizada no Plenário Homero Santos, na Câmara Municipal. Além de Mônica Cunha, outras 28 personalidades e entidades são homenageadas.
“A sensação é de paz e ao mesmo tempo uma ansiedade pelo momento desse reconhecimento tão importante. A comenda me permitiu reencontrar a jovem que foi corajosa, enfrentou dificuldades, perseverou bastante e hoje se sente realizada e inspirada”, comentou a jornalista sobre a conquista ao Paranaíba Mais.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Como funciona a homenagem?
A comenda foi aprovada por unanimidade em plenário e promulgada em 2 de março de 1979 pelo então presidente da Câmara, vereador Eudécio Cassandra Pereira.
Cada vereador pode indicar um homenageado, sendo que o presidente da Câmara tem direito a duas indicações. O prefeito da cidade também participa. No caso da apresentadora Mônica Cunha, ela foi indicada pela Delegada Lia Valechi.
A comenda leva o nome de Augusto César Ferreira e Souza, nascido em 1845 em Três Pontas, no Sul de Minas. Foi professor aos 18 anos, jurado na Comarca de Franca (SP) aos 20 e foi juiz suplente em Sacramento entre 1869 e 1872.
Augusto César também foi vereador de Sacramento entre 1872 e 1890, e eleito deputado provincial em 1888. Ele foi presidente e agente executivo de São Pedro do Uberaba, primeiro nome de Uberlândia, em 1892. Os cargos equivalem, atualmente, a prefeito e presidente da Câmara Municipal da cidade.
