De Minas para as telinhas do Brasil: os mineiros que marcaram a TV brasileira

No Dia Oficial da Televisão, relembramos artistas de Minas Gerais que ajudaram a construir a memória afetiva dos brasileiros diante da telinha

, em Uberlândia

-

A TV brasileira, que comemora nesta quinta-feira (18) o seu dia oficial, tem em Minas Gerais um celeiro de talentos que atravessaram décadas e ajudaram a moldar a relação do país com a telinha. Do pioneirismo de Januário Carneiro ao carisma de Pedro Bismarck, passando pela força dramática de Lima Duarte e Milton Gonçalves, nomes mineiros marcaram a dramaturgia, o humor e a história. Para celebrar o Dia da TV, relembramos cinco atores e atrizes que se tornaram símbolos da TV nacional.

Januário Carneiro: o visionário

Direto da Zona da Mata mineira, Januário Carneiro, um dos desbravadores da televisão em Minas Gerais, foi apresentador da TV Itacolomi, a primeira emissora do estado e a quarta do Brasil. Também fundador da Rádio Itatiaia, deu dimensão internacional ao jornalismo esportivo mineiro, narrando Copas do Mundo e Olimpíadas. Seu legado permanece vivo mais de 30 anos após sua morte.

Januário Carneiro // Mineiros que marcaram a TV brasileira
Januário Carneiro foi um dos desbravadores da televisão – Crédito: Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)/Reprodução

Lima Duarte: o ator dos mil personagens

Nascido em Sacramento, Lima Duarte participou da primeira novela brasileira, Sua Vida Me Pertence, e se tornou um ícone da dramaturgia. Foram mais de 60 telenovelas, além de peças e filmes. De Zeca Diabo em O Bem-Amado ao inesquecível Sinhozinho Malta, em Roque Santeiro, construiu personagens que entraram para a cultura popular. Também brilhou como dublador e no teatro engajado do Arena.

Lima Duarte // Mineiros que marcaram a TV brasileira
Nascido em Sacramento, Lima Duarte participou da primeira novela brasileira – Crédito: Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Wilma Henriques: a dama da interpretação

Natural de Conselheiro Lafaiete, Wilma Henriques foi considerada a primeira-dama do teatro mineiro. Na TV, apresentou programas femininos e de entrevistas na extinta TV Itacolomi e na TV Alterosa. Com mais de 60 anos de carreira, também brilhou no palco, deixando um legado artístico reconhecido até seus últimos dias.

Wilma Henriques // Mineiros que marcaram a TV brasileira
Wilma Henriques apresentou programas femininos e de entrevistas na TV brasileira – Crédito: Grupo Bambirra/Reprodução
×

Leia Mais

Pedro Bismarck: o humor do interior

Criador do icônico Nerso da Capitinga, Pedro Bismarck deu voz e sotaque ao mineiro simples que conquistou a TV brasileira e todo o Brasil. Do sucesso na Escolinha do Professor Raimundo ao Zorra Total, o humorista se tornou presença marcante no imaginário popular e referência no humor televisivo.

Pedro Bismarck // Mineiros que marcaram a TV brasileira
Pedro Bismark, criador do icônico Nerso da Capitinga – Crédito: Divulgação

Milton Gonçalves: a força da interpretação

Nascido em Monte Santos de Minas, Milton Gonçalves teve uma das carreiras mais sólidas da televisão brasileira. Presente em clássicos como Irmãos Coragem, Roque Santeiro e O Rei do Gado, transitou com maestria entre vilões, padres, juízes e figuras paternas. Sua trajetória abriu portas para muitos atores negros e ampliou representatividades na dramaturgia nacional.

Milton Gonçalves // Mineiros que marcaram a TV brasileira
Milton Gonçalves abriu portas para muitos atores negros e ampliou representatividades – Crédito: Divulgação