Uberaba faz 205 anos neste domingo com histórias e desenvolvimento

A cidade de Uberaba é lugar de histórias, trabalho e conquistas; marco de um lugar de identidade, inovação e futuro

, em Uberlândia

-

Uberaba chega aos 205 anos neste domingo (2) como um lugar de histórias, trabalho e conquistas. O marco de um lugar de identidade, inovação e futuro.

Fundada em 1820, após ser elevada à condição de freguesia, Uberaba, inicialmente, era conhecida como um ponto de parada de tropeiros e cresceu com a pecuária. Se antes os caminhos de terra levavam boiadas, hoje são largas avenidas que conduzem inovação e progresso.

“O centro da nossa cidade já foi palco de muitos eventos de destaque em nível nacional. Temos no centro da cidade um grande hotel, por exemplo, que já hospedou grandes celebridades do Brasil inteiro. E agora está recebendo uma revitalização. Estamos trabalhando em alguns projetos para a revitalização do centro da cidade, como o viva o centro, que é um circuito em que a gente conta a história do centro da cidade, dos prédios do centro da cidade, com acesso a todos”, disse a prefeita Elisa Araújo.

Uberaba
Uberaba foi fundada em 1820 – Crédito: TV Paranaíba

Essa é uma das ações de modernização de infraestrutura local para garantir um futuro mais acessível e sustentável.

O que se diz é que Uberaba se reinventa constantemente. Berço da pecuária zebuína se transformou em um polo econômico diversificado. A cidade abriga um dos maiores polos de melhoramento genético do mundo, impulsionando o agronegócio brasileiro.

“Só se trabalhava com sêmen importado. E se nós produzíssemos o sêmen aqui? Estaríamos então vendendo sêmen de animais brasileiros. E mais especialmente, zebuínos, porque a firma trabalhava com sêmen importado de gado leiteiro. E Uberaba sediou, então, a central de tecnologia de sêmen, que eu tive a alegria e a satisfação de acompanhar toda a construção. E fui o primeiro técnico a trabalhá-la durante 11 anos”, lembrou o médico veterinário aposentado, João de Oliveira.

Futuro

Um desafio constante para desenvolvimento urbano é o planejamento hídrico eficiente. Hoje, o poder público mira uma nova fonte de águas que vai garantir o abastecimento.

“O volume de água que se consegue captar aqui do rio Uberaba, mesmo com a transposição do rio Claro, no período da estiagem, quando você tem a falta de chuva. A gente precisa captar aqui no mínimo 1,2 mil litros por segundo. Na época da estiagem, chegou a ter aqui só 700 litros por segundo. Por isso que a gente está indo para o projeto rio Grande”, explicou o presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, saneamento e Ações Urbanas (Cudau), Rui Ramos.

Peirópolis
Geoparque de Uberaba reúne seis sítios – Crédito: TV Paranaíba

Um geoparque é uma área de notável patrimônio geológico, associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável. O Geoparque Uberaba reúne seis sítios, agregando patrimônio e preservando a história. O que se transforma em impulso para economia e o turismo locais.

História em desenvolvimento

“Nós temos aqui o circuito das águas, nós temos o geoparque, nós temos as empresas que estão se instalando aqui e temos também aqui o Museu do Chico Xavier. Chico que é o nosso homem do século. Enfim, Uberaba está preparada para o crescimento, para o desenvolvimento planejado, que é importante”, salientou o membro da mesa diretora da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Almir Silva.

Uberaba é lar e memória de vidas se constroem e histórias que se entrelaçam.

“Eu falo que eu não consigo sair de Uberaba. Já tive oportunidades para ir para outras cidades, mas quando falam que deixar Uberaba, eu estou deixando minha história, eu estou deixando minha raiz. Então eu acredito que, para mim, viver nessa cidade é muito bom”, disse o gerente comercial Wesley Ramos.

“Vim para Uberaba porque meus filhos vieram pra cá. Aí já criei netos, bisnetos, aí eu tô aqui, né? Fiz curso no CRAS, vários cursos, eu ainda conquistei dez diplomas. Hoje eu sou culinarista”, contou Maria do Rosário Rodrigues.

Uberaba calçadão
Uberaba é lar e memória – Crédito: TV Paranaíba