Uberaba além do óbvio: histórias curiosas que você (provavelmente) não conhece
Mais do que o gado Zebu e o legado de Chico Xavier, Uberaba tem episódios históricos e curiosidades que poucos conhecem. Confira alguns fatos surpreendentes da cidade!
Uberaba é amplamente reconhecida pelo seu legado no agronegócio, pelos dinossauros de Peirópolis e pela figura icônica de Chico Xavier. Porém, a cidade guarda uma série de histórias e fatos pouco conhecidos que revelam uma outra face desse município mineiro.
Das inovações que marcaram a região aos tesouros culturais que se escondem nas suas ruas, Uberaba tem mais a oferecer do que os clichês já conhecidos. Se você pensa que sabe tudo sobre a cidade, prepare-se para descobrir curiosidades que vão além do óbvio e que mostram a riqueza histórica e cultural desse lugar.

Uberaba já foi uma das cidades mais ricas do Brasil
No final do século XIX e início do século XX, a cidade viveu um boom econômico impulsionado pela pecuária e pelo comércio de gado Zebu. A cidade tinha uma das maiores feiras agropecuárias do país e movimentava fortunas em negócios de compra e venda de rebanhos.
Leia Mais
Uberaba já teve um nome bem comprido
Você sabia que a cidade já teve um nome bem longo? Uberaba foi originalmente chamada de Vila de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba. A simplificação fez bem à cidade, não é mesmo?

Uma cidade que mudou de estado várias vezes
Parece história de filme, mas é real: Uberaba já foi parte de quatro estados diferentes! A cidade pertenceu inicialmente ao Espírito Santo, depois passou para São Paulo, em seguida para Goiás, até finalmente se estabelecer em Minas Gerais. Apesar dessa confusão geográfica, a cidade mienria encontrou seu lugar no melhor estado, não é?
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A capital brasileira da Paleontologia
Pouca gente sabe, mas Uberaba é um dos principais polos de estudos paleontológicos do Brasil. No distrito de Peirópolis, a cidade abriga um dos maiores sítios fósseis do país, onde foram encontrados ossos de dinossauros gigantes, como o Uberabatitan ribeiroi, um titanossauro que viveu há mais de 70 milhões de anos. O Museu dos Dinossauros de Peirópolis atrai pesquisadores e turistas do mundo todo.