Triângulo Mineiro se destaca na produção de abacaxi; família Machado mantém tradição de mais de 50 anos
Em Monte Alegre de Minas, o abacaxi Pérola é sinônimo de tradição e qualidade. Família Machado dedica mais de 50 anos ao cultivo da fruta
-
Minas Gerais ocupa a terceira posição no ranking de maiores produtores de abacaxi no Brasil, com destaque para a região do Triângulo Mineiro, que responde por 90% da produção do estado.
Entre as famílias que fazem dessa fruta a principal fonte de renda está a família Machado, em Monte Alegre de Minas, que cultiva o abacaxi Pérola há mais de 50 anos.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Com uma produção anual de 30 mil frutos por hectare, a fazenda de 12 hectares da família Machado tem se destacado, mantendo uma tradição de excelência na produção.
A área, onde a fruta é cultivada com técnicas de plantio cuidadosas, como o uso de plástico para proteger as raízes e controlar pragas, gera frutos de qualidade que são altamente valorizados no mercado.
A história do abacaxi em Monte Alegre de Minas começa com o patriarca Jaime Machado, e hoje é continuada pelo filho, Marques e o neto, Josimar.

“Mandamos aqui para região, para Itumbiara, Uberlândia e até mesmo Curitiba (PR), indo até mesmo cargas maiores. E agora para as próximas colheitas, estamos positivos. Ainda devemos colher umas 70 mil fruta, 20% a mais que o ano passado”, contou Josimar, produtor rural.
O cultivo da fruta tem sido transmitido entre gerações, e a perspectiva para a próxima safra é positiva. Além de ser uma riqueza econômica para a região, o abacaxi traz benefícios para a saúde, como a regulação da pressão arterial e o auxílio na perda de peso.
A produção da família Machado, que segue pelas rodovias do Triângulo Mineiro, é um exemplo da força da agricultura local, garantindo qualidade e sabor para os consumidores.