Tonga, no Círculo de Fogo do Pacífico, sofre novo terremoto em uma das regiões mais instáveis da Terra

Tonga fica dentro da região que tem uma intensa atividade vulcânica e sísmica; em 2022, o país foi alvo de um tsunami devastador.

, em Uberlândia

Um forte terremoto atingiu o país insular de Tonga por volta das 9h (horário de Brasília) deste domingo (30). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a magnitude foi de 7 na escala Richter, considerada de intensidade muito forte.

Um alerta de possível tsunami foi emitido, relatando ondas perigosas em um raio de 300 quilômetros ao longo da costa de Tonga. No entanto, minutos depois, o órgão descartou a possibilidade de tsunami.

O forte terremoto atingiu Lifuka, uma das principais ilhas do país
O forte terremoto foi próximo a Pangai, em Lifuka, uma das principais ilhas do país – Foto: USGS

Formado por mais de 100 ilhas no meio do oceano Pacífico e com cerca de 100 mil habitantes, Tonga é um país que registra muitos terremotos, embora a grande maioria seja de magnitude inferior a 6. A explicação para essa frequência está na localização do arquipélago, que fica dentro do Círculo de Fogo do Pacífico.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Círculo de Fogo do Pacífico

O Círculo de Fogo do Pacífico é uma extensa região em formato de arco ao redor do Oceano Pacífico, onde ocorre a maioria dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo. São as movimentações das placas tectônicas que provocam essa intensa atividade geológica.

O arco “abraça” países como Chile, Peru, México, Estados Unidos (Costa Oeste), Japão, Filipinas, Indonésia, Papua-Nova Guiné e várias ilhas do Pacífico, incluindo Tonga.

Tonga fica no meio do Círculo de Fogo do Pacífico – Foto: Wikipedia

Mais de 450 vulcões ativos se concentram no Círculo de Fogo do Pacífico, o que representa cerca de 75% dos vulcões ativos do mundo. Outro dado impressionante: 90% dos terremotos mundiais ocorrem nessa área, incluindo o maior de todos, registrado no Chile, em 1960, com magnitude de 9,5.

VEJA TAMBÉM: Após forte terremoto, Mianmar pode sofrer com liquefação do solo

Destruição em Tonga

Segundo o USGS, o sismo de hoje ocorreu a 79 quilômetros de Pangai, em Lifuka, uma das principais ilhas do país.

Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos estruturais. A Agência Nacional de Desastres de Tonga orientou os moradores a se manterem afastados das praias e zonas costeiras e a se deslocarem para áreas mais altas.

Terremotos são frequentes em Tonga
Terremotos são frequentes em Tonga – Foto: Google Maps/licensiada

Em 2022, o país foi atingido por um tsunami devastador, originado de uma erupção de um vulcão submarino, um dos eventos vulcânicos mais poderosos do século. Várias ilhas ficaram submersas e destruídas, resultando na morte de três pessoas.

Além disso, uma explosão durante a erupção cortou o cabo submarino de internet, deixando Tonga isolada do mundo por semanas.

Outro forte terremoto

Pelo menos 144 pessoas morreram e mais de 732 ficaram feridas no forte terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar na última sexta-feira (28), conforme o chefe do governo militar do país.

O tremor também atingiu a Tailândia, onde pelo menos nove pessoas morreram na capital Bangkok. Equipes de resgate vasculham os escombros de um prédio que estava em construção e desabou. Mais de 100 pessoas seguem desaparecidas no país.

O terremoto em Mianmar foi registrado há três dias – Crédito: R7/ Reprodução

Grande parte da destruição ocorreu em Mandalay, segunda maior cidade do país, que abriga cerca de 1,5 milhão de habitantes e é um importante centro budista.

Em Mianmar, o terremoto causou o colapso de prédios em cinco cidades e vilas, além do desabamento de pontes ferroviárias e rodoviárias na via expressa Yangon-Mandalay. Há relatos de um incêndio em um bairro da cidade de Mandalay, além da destruição de templos históricos.