Estiagem: sistema de transposição do Rio Claro é acionado devido redução drástica da vazão do Rio Uberaba
A vazão do Rio Uberaba registrou redução de 84% em relação à março, quando houve a média de vazão mais alta do ano
O sistema de transposição do Rio Claro foi acionado, pela primeira vez no ano, nesta sexta-feira (5), em Uberaba. A medida foi necessária diante da redução drástica da vazão do Rio Uberaba, que abastece a cidade do Triângulo Mineiro.
De acordo com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), a vazão do Rio Uberaba chegou a 1.300 litros por segundo (l/s), representando uma redução de 84,43% em relação à média de março, mês em que foi registrada a média mais alta de 2024.

Sistema de transposição
O sistema de transposição conta com cinco conjuntos de motobomba, sendo dois acionados por energia elétrica e três movidos a diesel. Os equipamentos fazem o deslocamento das águas do Rio Claro para o Rio Uberaba quando a vazão está muito baixa, a ponto de prejudicar o abastecimento de água do município.
Neste ano, os conjuntos de motobomba começaram a ser montados no dia 18 de junho. Em 2023, a transposição foi acionada apenas no dia 12 de setembro.
A situação evidencia o período crítico de estiagem na região devido à falta de chuva significativa nos últimos meses.
Leia Mais
Vazão do Rio Uberaba
A Codau acompanha diariamente a situação da vazão do Rio Uberaba. Segundo a autarquia, na última quarta-feira (3), a vazão era de 1.620 l/s, na quinta (4) caiu para 1.490 l/s e na sexta (5), pela manhã, chegou ao marco de 1.300 l/s.

Diante da situação, o primeiro motor elétrico do sistema de transposição foi ligado. Ele bombeia cerca de 150 l/s para o rio Uberaba.
O ideal é que a vazão do rio esteja entre 1.800 e 1.900 l/s, não só para garantir a distribuição adequada de água aos uberabenses, mas para manter o volume do próprio rio.
O presidente da Codau, Rui Ramos, alerta que medidas de economia são importantes desde já. “São atitudes simples que fazem grande diferença na quantidade de água economizada em casa, o que reflete também no valor da fatura mensal, que pode ficar mais em conta”.