Praia derrota Minas e retoma liderança da Superliga Feminina
Em mais um clássico do Pão de Queijo com viradas, o time da casa venceu a equipe da capital mineira e desbancou o seu favoritismo no campeonato
Na noite desta terça-feira (10), a equipe do Gerdau Minas e o Dentil Praia Clube se enfrentaram pela liderança da Superliga Feminina, na 11ª rodada. O duelo, realizado no ginásio do Uberlândia Esporte Clube (UTC), terminou com o placar de 3 sets a 2 a favor do Praia, com parciais de 15/25, 25/21, 16/25, 25/23 e 15/12.

Superliga Feminina: Praia Clube x Gerdau Minas
A equipe do Minas abriu o placar, com bloqueios potentes de Thaisa e Kisy. Apesar da reação do Praia, liderada por Sofya Kuznetsova, os erros cometidos pelo time de Uberlândia acabaram pesando, permitindo que a equipe de Belo Horizonte mantivesse a liderança no placar. A partir do 14º ponto, o Minas ampliou ainda mais a diferença e com facilidade, fechou a primeira parcial em 25 a 15.
Na troca de lados, Thaisa manteve seu bloqueio forte, e, assim como no primeiro set, o Minas fez o primeiro ponto. Dessa vez, o Praia não deixou a vantagem ficar grande e encostou no placar em 3 a 3.
Ponto a ponto, com constantes variações na superioridade, o placar chegou em 6 a 6, até que o Minas assumiu a liderança 2 pontos de vantagem. Sem deixar a moral do time cair, Adenízia, com três ataques seguidos, deu a vantagem ao Praia. O Minas chegou a empatar, deixando placar em 17 a 17. No entanto, aproveitando erros do adversário, como saques na rede e bolas longas, a equipe uberlandense fechou o set em 25 a 21.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Quebrando a sequência de inícios positivos para o Minas, o time do Triângulo Mineiro fez o primeiro ponto do terceiro set. Mesmo assim, com uma equipe aparentemente cansada, o Praia perdeu recepções importantes e deixou a liderança do set para o rival. Dentro do set, uma importante troca para o aurinegro foi a entrada da oposta Monique, com defesas precisas e ataques potentes, mas isso não foi o suficiente para o time da casa, e o Minas fechou o set em 25 a 16.

No quarto set, pesadas ofensivas de Nia Reed e de Kuznetsova levaram o Praia à liderança, mas o Minas logo encostou no placar e virou, com um 14 a 15. No entanto, mostrando que o que não faltaria é emoção, o Praia empatou no 20 a 20 e virou o set com um ataque de Reed. O Minas saiu em vantagem com um erro de saque de Macris, mas o Praia buscou e virou de novo, dessa vez para fechar o set, com 25 a 23, e levar o jogo para o tie break.
O Minas abriu o set decisivo, chegando invicto até o quinto ponto, mas as praianas quebraram a sequência do rival, que, seguido por ataques de Adenízia e Kuznetsova, reanimou a esperança de vitória do Praia.
Conhecido como o time da virada, o Dentil Praia Clube quebrou a vantagem do Minas, encostou no placar com um 12 a 12 e fechou o set em 15 a 12, o que garantiu sua vitória no jogo e a retomada da liderança da Superliga Feminina.
Leia Mais:
-
Brasileiros estreiam com resultados opostos no Mundial de Clubes de Vôlei
-
Mundial de Clubes de Vôlei Masculino começa nesta terça-feira na Arena Sabiazinho
O destaque da partida foi Adenízia: a veterana, com seus ataques certeiros e bloqueios impenetráveis, reanimou o time por diversas vezes, quando a vitória parecia distante. “Eu sei da minha responsabilidade com a equipe, ela vai além do voleibol. A gente tinha perdido três jogos para o Minas […], nosso time está agora entrando no eixo”, disse a central. Para ela, a paciência e a união, tanto do time quanto da comissão técnica, foram os pontos chave da virada.

Já o técnico Marcos Almeida apontou a torcida como decisiva. “Foi com a ajuda dessa galera [torcida], era o que estava faltando para definirmos a nosso favor”, afirmou Marcão.
Próximos Desafios
Ambos os times retornam às quadras já na próxima semana, pelo Mundial de Clubes, na China. Na segunda-feira (16), o Gerdau Minas enfrenta Vero Vôlei Milão, enquanto o Praia Clube, já na terça-feira (17), encara o Conegliano, time italiano que tem como uma das principais jogadoras Gabi Guimarães, que dividiu as quadras com algumas atletas das equipes mineiras na Olimpíada de Paris 2024.
Para a levantadora Macris, do Dentil Praia Clube, agora, o mais importante é o descanso. “Estamos muito bem cuidadas. Vamos focar no recuperativo, já que o físico vai sentir, por causa da sequência de jogos e da exaustão de embates que foram para o 3 a 2”, falou a atleta. A equipe já embarca nesta quarta feira (11) para o extremo Oriente.
Pela Superliga, Minas e Praia jogam no dia 7 de janeiro, contra Abel Moda e Mackenzie, respectivamente.