PF: homem é detido em operação contra rádio pirata em Uberaba

O sinal da por uma rádio pirata interferia na comunicação na transmissão das torres e dos voos na cidade

, em Uberlândia

-

Um homem de 59 anos foi autuado nesta terça-feira (14) pela Polícia Federal, em Uberaba, após investigação sobre uma rádio pirata na cidade. A operação Safe Flight fiscalizava atividade clandestina que trazia riscos à comunicação com pilotos em voo e contou com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

transmissor rádio pirata
Transmissor apreendido na operação – Créditos: PF/Anatel

A ação teve início após uma reclamação formalizada pelo Aeroporto de Uberaba. O sinal emitido por uma rádio estava interferindo na transmissão das torres do aeroporto, comprometendo a comunicação entre aeronaves e a segurança das operações.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Devido à gravidade da interferência, foi necessário alterar temporariamente a frequência de operação do aeroporto como medida emergencial de segurança, o que reforçou a urgência da ação conjunta entre a Polícia Federal e a Anatel para identificar e desativar a fonte da transmissão clandestina.

O homem identificado na rádio pirata foi levado para delegacia da PF em Uberaba e assinou um termo circunstanciado de ocorrência.

A conduta investigada está prevista no Código Brasileiro de Telecomunicações e o implicado, em caso de condenação, pode receber pena de um a dois anos de prisão.

VEJA MAIS: