Novos fósseis de dinossauro são achados às margens da BR-050, em Uberaba
A descoberta aconteceu às vésperas do aniversário de reconhecimento do título de Geoparque pela Unesco, nesta quinta-feira (27)
-
Cinco fósseis de dinossauro foram encontrados nesta semana na BR-050, entre Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, às vésperas de um marco histórico para a região. Um dos fósseis, com 60 centímetros, foi descoberto junto a fragmentos menores pela equipe da Ecovias Minas Goiás, concessionária responsável pelo monitoramento da rodovia. Os fósseis estavam localizados às margens da BR, no sentido de Uberlândia.
A descoberta chegou próxima ao aniversário de um ano do reconhecimento oficial do Geoparque Uberaba – Terra dos Gigantes como Patrimônio Geológico Mundial pela Unesco.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O paleontólogo Paulo Macedo, que acompanha a descoberta, explica que os fósseis ainda estão alojados nas rochas e serão analisados em detalhes após a extração.
“Ainda não podemos precisar a espécie, mas, a meu ver, trata-se de um herbívoro, possivelmente um titanossauro, comum na região”, afirmou. Ainda não se sabe também, por enquanto, de qual parte do corpo se trata.
Os materiais serão enviados a Peirópolis, bairro rural de Uberaba, que abriga o Museu dos Dinossauros e o Geossítio Peirópolis, referência nacional em paleontologia.

Um título histórico
A chancela da Unesco, anunciada em 27 de março de 2024, há exatamente um ano, coloca Uberaba entre os 213 geoparques mundiais, sendo o sexto do Brasil e o primeiro de Minas Gerais.
O Geoparque abrange os 4.523,957 km² do município, com 31 geossítios, incluindo Ponte Alta, Caieira e Serra da Galga, além do famoso complexo de Peirópolis.
São áreas geográficas unificadas de relevância geológica internacional e que são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

A região é um celeiro de fósseis do período Cretáceo Superior (80 a 66 milhões de anos atrás). Entre as descobertas mais famosas estão o Uberabatitan ribeiroi e o Uberabasuchus terrificus, um crocodilomorfo de 80 milhões de anos.
Peirópolis também abriga o segundo maior sítio de nidificação de dinossauros do mundo, com ovos fósseis registrados desde 1946.
A recente descoberta na BR-050 reforça a relevância da área, apelidada de “Terra dos Gigantes” por seu rico patrimônio fossilífero. Os novos fósseis, após análise, devem enriquecer ainda mais esse acervo.
VEJA TAMBÉM: Elisa Araújo tem reunião com Unesco sobre turismo em Uberaba

O título de Patrimônio Geológico Mundial impulsiona a conservação, o turismo e a pesquisa científica em Uberaba.
A prefeita Elisa Araújo, ainda em fevereiro, se encontrou com representantes da Unesco, em Brasília, para falar a respeito de parcerias para fortalecimento do turismo no Município.