Milton Nascimento tem lugar negado no Grammy 2025; Esperanza Spalding protesta durante a cerimônia
Mesmo indicado ao prêmio, cantor brasileiro não recebeu assento na cerimônia; parceira criticou a organização do evento
O cantor Milton Nascimento foi impedido de ocupar um lugar na cerimônia do Grammy 2025, que aconteceu na noite deste domingo (2) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Apesar de ser indicado ao prêmio de Melhor Álbum Vocal de Jazz pelo disco “Milton + Esperanza”, em parceria com a cantora estadunidense Esperanza Spalding, o brasileiro não recebeu um assento na área principal do evento.
A situação foi exposta pela cantora, que usou as próprias redes sociais para manifestar indignação. No Instagram, a cantora publicou uma imagem segurando um cartaz com a foto de Milton e a frase “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui!”.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Durante a cerimônia, Esperanza levou o cartaz consigo, buscando chamar a atenção do público e da transmissão oficial para o que considerou uma injustiça. “Então, recusaram dar um lugar a Milton na mesa para a cerimônia deste ano. Isso não parece certo para mim”, escreveu a artista.
Mesmo sem vencer na categoria – o prêmio foi para Samara Joy –, Spalding reforçou que a questão não era sobre a premiação em si, mas sobre o respeito ao legado de Milton.
“Não é uma questão de quem ganhou o Grammy. Estamos celebrando a gloriosa vitória da Samara Joy. Estou falando de um assento real, aqui nesta mesa em que eu estou”, declarou.
Leia Mais
Ela ainda criticou a organização do evento por não considerar Milton Nascimento “importante o suficiente” para estar entre as principais estrelas da noite.
“Estou brava porque essa lenda viva não foi considerada digna de sentar entre as A-listers, ou seja lá como as mesas são organizadas”, completou.
A polêmica envolvendo o Grammy gerou grande repercussão entre fãs e artistas, que criticaram a organização do evento pela falta de reconhecimento ao artista brasileiro, um ícone da música mundial.