Idoso colhe mangas em pés que ele mesmo plantou em avenida de Uberlândia

João Luiz de Oliveira plantou mangueiras perto da sua casa e hoje aproveita para saborear a fruta direto do pé

, em Uberlândia

-

O aposentado João Luiz de Oliveira, de 89 anos, tem colhido os frutos que plantou. Há alguns anos, o ex-balconista e vendedor realizou o plantio de pés de mangueira na avenida Lázara Alves Ferreira, em Uberlândia, e agora desfruta de mangas frescas pertinho de casa.

João Luiz completará 90 anos em junho de 2025
João Luiz colhe mangas em pés que ele mesmo plantou em avenida de Uberlândia. Crédito: Filipe Ferreira

Morador do bairro Santa Mônica, seu João Luiz conta que ele mesmo cavou os buracos no canteiro da avenida e plantou nove pés de mangueira de três qualidades: comum, bourbon e roxa.

O aposentado tem uma vara com um gancho para “pescar” as mangas e neste período, de um fim de ano para início do outro, ele sempre faz as colheitas da fruta direto do pé.

Idoso colhe mangas em pés que ele mesmo plantou
Idoso colhe mangas em pés que ele mesmo plantou. Crédito: Filipe Ferreira
João Luiz colhe mangas em pés que ele mesmo plantou em avenida de Uberlândia
Seu João Luiz completará 90 anos em junho de 2025. Crédito: Filipe Ferreira

Curiosidade sobre o pé de manga

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa -, o ciclo produtivo da mangueira se completa entre novembro e janeiro.

LEIA MAIS

A mangueira, quando enxertada e conduzida de acordo com os requisitos técnicos exigidos pela cultura, inicia a frutificação no segundo ano após o plantio. No Brasil a semeadura é feita entre os meses de outubro e março.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A sementeira deve ser localizada, de preferência, em terreno plano, fértil, solto e profundo. A mangueira vegeta tanto em solos arenosos quanto nos argilosos. Solos de baixadas, sujeitos a encharcamento, e os pedregosos, devem ser evitados.