Grupontapé estreia “As Centenárias” em fevereiro, com entrada gratuita

Programação de apresentações acontecem no segundo e terceiro fim de semana do mês, na sede do grupo de teatro, no bairro Nossa Senhora da Aparecida

, em Uberlândia

O Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia, inicia suas atividades de 2025 com a estreia do espetáculo “As Centenárias”, que ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro. O início das apresentações será na próxima sexta-feira, no dia 14 de fevereiro, às 20h.

Há também sessões nos dias 15, 16, 21, 22 e 23 de fevereiro, sempre às 20h nas sextas e sábados e 19h nos domingos. Todas ocorrem na própria sede do grupo. A entrada para as apresentações será gratuita.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

As carpideiras, mulheres que choram pelos mortos, são figuras centenárias e essenciais no sertão brasileiro
Grupontapé estreia “As Centenárias” – Crédito: Wladimir Raeder/ Arquivo

O espetáculo, escrito por Newton Moreno e dirigido por Cris Lozano, é um dos textos emblemáticos do teatro contemporâneo brasileiro. A história gira em torno de Socorro e Zaninha, duas carpideiras centenárias do sertão, que lidam com temas como amizade, vida, morte e o ofício de “carpir os mortos”.

O texto original, premiado em 2008, foi adaptado para uma versão mineira, que traz elementos locais e uma narrativa que mistura humor e reflexão.

VEJA MAIS:
Ingressos a R$ 10: aproveite para conferir no cinema os filmes indicados ao Oscar 2025
De Uberlândia para Hollywood: animador brasileiro brilha no Oscar

As carpideiras, mulheres que choram pelos mortos, são figuras centenárias e essenciais no sertão brasileiro
As carpideiras, mulheres que choram pelos mortos, são figuras centenárias e essenciais no sertão brasileiro – Crédito: Wladimir Raeder/ Arquivo

A montagem conta com uma trilha sonora emocional, figurinos e cenários que remetem ao sertão brasileiro, e o elenco inclui nomes como Kátia Bizinotto e Kátia Lou, cofundadoras do Grupontapé.

Além da direção e atuação, o espetáculo conta com a colaboração de grandes nomes do teatro, como Marisa Bentivegna na cenografia, Flávio Arciole nos figurinos e Makely Ka na trilha sonora, garantindo uma experiência visual e sonora completa para o público.

Os ingressos, que já estão chegando ao fim, podem ser reservador de forma online por meio da plataforma do evento.