Globo de Ouro traz luz no caminho para Fernanda Torres no Oscar

As chances de uma estrangeira na premiação são baixas, mas os holofotes obrigam votantes do Oscar a olharem para Fernanda Torres

, em Uberlândia

-

A vitória histórica de Fernanda Torres na Globo de Ouro trouxe um novo respiro para a brasileira em uma possível indicação ao Oscar de Melhor Atriz neste ano. As chances de uma estrangeira em um filme falado em outro idioma na premiação são baixas, mas os holofotes sobre a brasileira aproximam Fernanda de repetir a indicação de sua mãe em 1999.

É comum dizer que o Globo de Ouro é uma prévia do Oscar, mas isso não é um fato, já que são grupos diferentes na votação, incluindo o tamanho desses conjuntos. São pouco mais de 300 votantes dentro e fora dos Estados Unidos. Literalmente, milhares de votantes a menos que os da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para a escolha dos concorrentes ao Oscar.

Fernanda Torres no Oscar
Fernanda Torres ainda tem tempo de campanha e está em alta – Crédito: A.M.P.A.S

Contudo, Fernanda tem a seu favor o fato de ter dois dias antes do fim do período de campanha para Oscar, que termina nesta terça. Sua vitória chama a atenção para si e para Ainda Estou Aqui, já disponível na plataforma da Academia para ser assistido pelos membros.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Seria uma ótima estratégia buscar o apoio de nomes de fora dos Estados Unidos membros da Academia, demonstrando a força da atuação, que levou os votantes de um prêmio que volta a ter prestígio a conceder a honra à brasileira. Isso num cenário com concorrentes como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Tilda Swinton.

Até porque a ala britânica não pareceu muito convencida de Torres, uma vez que a longlist do Bafta já descartou a brasileira de concorrer ao prêmio. A produção brasileira, contudo, segue como pré-indicada ao Bafta por Filme em Língua Não-Inglesa

Ainda Estou Aqui, aliás, terá estreia comercial em território estadunidense ainda neste mês e uma sessão especial do longa, mediada por Guillermo Del Toro, em Los Angeles com a presença de Walter Salles e de Fernanda Torres, nesta terça-feira (7).

Ou seja, há uma grande vitrine para o filme e para Torres pela frente, bem próximo do início da votação para o prêmio da Academia. As indicações ao Oscar serão reveladas em 17 de janeiro.

Leia mais:

É difícil, mas…

Na quarta-feira (8), saem os indicados ao Screen Actors Guild Awards ou SAG Awards.

Este é prêmio do sindicato dos atores da indústria norte-americana, que não costuma dar muita atenção a não-membros, como é o caso de Fernanda. A mera indicação já seria uma vitória para a brasileira.

Na remota possibilidade dela ser lembrada, o caminho para a premiação da Academia seria facilitado.