“Estamos em alerta”, diz presidente da Codau sobre acionamento da terceira bomba de transposição do Rio Claro em Uberaba
Acionamento é devido à baixa vazão do Rio Uberaba; município está há 117 dias sem chuva; terceira bomba de abastecimento foi ligada nesta quarta-feira (7)
-
Nesta quarta-feira (7), a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) ativou a terceira bomba do sistema de transposição do rio Claro para reforçar o abastecimento de água em Uberaba.
A medida foi necessária devido à expressiva redução na vazão do Rio Uberaba, que vem sofrendo com o estresse hídrico causado pela prolongada estiagem. Agora, o sistema opera com três motores: dois elétricos e um movido a diesel.

Leia Mais
Terceira bomba de transposição acionada; 117 dias sem chuva
A seca, que se intensifica rapidamente, já dura 117 dias, sendo que a última chuva registrada no município ocorreu em 12 de abril, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a adição do novo conjunto de motobomba, o rio Uberaba passará a receber cerca de 400 litros de água por segundo do rio Claro.
“Estamos em alerta máximo devido à gravidade da situação. A seca é extremamente preocupante, e essa ação é essencial para garantir o abastecimento da cidade,” destacou o presidente da Codau, Rui Ramos.
Além disso, Rui Ramos reforçou a importância da colaboração da população em economizar água e evitar desperdícios.
Ele enfatizou também a necessidade de que cada residência esteja equipada com uma caixa d’água adequada ao número de moradores, recomendando um mínimo de mil litros para casas com até cinco pessoas.