Em Brasília, Paulo Sérgio anuncia Centro Integrado de Segurança para Uberlândia

Como a cidade não tem guarda municipal, a alternativa é investir em tecnologia e equipamentos para trabalhar em conjunto com as forças de segurança com identificação facial e de placas de veículos

, em Uberlândia

-

O prefeito Paulo Sérgio anunciou a implementação de um Centro Integrado de Segurança em Uberlândia durante entrevista à TV Paranaíba, em Brasília, nesta segunda-feira (7). A declaração ocorreu durante o encontro de prefeitos na 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

paulo sérgio anuncia centro de segurança
Prefeito de Uberlândia anuncia criação de centro integrado de segurança – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

O chefe do executivo uberlandense destacou que como a cidade não tem guarda municipal, a alternativa é investir em tecnologia e equipamentos para trabalhar em conjunto com as forças de segurança.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

“Vamos ampliar os investimentos em tecnologia, aumentando o número de câmeras, inclusive com identificação facial e de placas de veículos. O objetivo é oferecer melhores instrumentos e ferramentas para o trabalho da polícia. Pretendemos implementar e integrar o número de câmeras e a inteligência de operação desses equipamentos em uma grande central de inteligência e segurança”, detalhou o prefeito.

Sobre os recursos para a implementação da central de segurança, Paulo Sérgio informou que está em vias de assinar contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e que outra parte dos recursos virá da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública), com destinação específica para a segurança pública. “Acreditamos que ainda este ano teremos esse Centro Integrado de Segurança em funcionamento”, afirmou.

Guarda Municipal

Na mesma entrevista, Paulo Sérgio abordou a questão da guarda municipal, destacando os altos custos de implementação e a inviabilidade financeira para o município.

“Hoje, a responsabilidade pela segurança é do Estado e da União, mas a população cobra do município, onde os problemas acontecem. Não dispomos de recursos para contratar uma guarda municipal, considerando os salários e o alto custo dos equipamentos”, explicou.

Ele acrescentou que “para ter uma guarda municipal com capacidade de realmente suprir a demanda de segurança, como fazem o estado e a União, os gastos são muito elevados, e o município não possui essa verba”.

×

Leia Mais

Encontro de Prefeitos

A 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) acontece nesta segunda (7) e terça-feira (8) em Brasília. O encontro reúne prefeitos de todo o país para discutir os principais desafios enfrentados pelas cidades, promover a troca de experiências e fortalecer as pautas prioritárias dos município