Dívidas com o Dmae poderão ser parceladas online a partir de 2025 

Contribuintes de Uberlândia poderão renegociar débitos de água, esgoto e coleta de lixo sem sair de casa  

, em Uberlândia

A partir da próxima quinta-feira, 2 de janeiro de 2025, contribuintes que possuem débitos com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), poderão fazer o parcelamento online de suas dívidas. O procedimento vai atender dívidas de água/esgoto e a taxa da coleta de lixo inscritas, ou não, em dívida ativa.  

Sede Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em Uberlândia
Sede Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em Uberlândia – Crédito: Divulgação/ Dmae

O valor mínimo da parcela não pode ser menor que o da tarifa mínima por categoria (residencial, comercial e industrial). O recurso entrará para o rol de opções do Portal Cidadão da Prefeitura de Uberlândia, mas o link de acesso também estará disponível na página oficial do Dmae

“É uma facilidade a mais para que os contribuintes regularizem seus débitos com o Dmae sem precisar sair de casa”, explicou a coordenadora da Gerência Comercial, Vanessa Rabelo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Atualmente, cerca de 106 mil contribuintes possuem algum tipo de débito que pode ser renegociado. 

Como renegociar com o Dmae

Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) ofertará parcelamento online de dívidas
Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) ofertará parcelamento online de dívidas – Crédito: Freepik

Na página do Departamento, o contribuinte deve clicar na aba “Sua Conta“. Ao escolher a opção “Parcelamento Online”, o usuário será redirecionado ao Portal Cidadão, cujo acesso é feito por meio do login registrado pela plataforma federal Gov.br. Dentro do Portal, proprietários ou inquilinos cadastrados junto ao Dmae têm a possibilidade de simular propostas e consultar negociações já feitas. 

Leia mais:

 

Quem optar por entrar diretamente pelo Portal do Cidadão deve localizar, na sessão de serviços, a opção “Dmae – Água Esgoto e Coleta de Lixo“. Na sequência, será necessário preencher os dados do imóvel e selecionar a opção “Negociar Débitos“. 

Em seguida, aparecerá uma tela com um resumo dos débitos do contribuinte e a simulação de parcelamento, onde ele poderá avançar para concluir a negociação, imprimindo o boleto da entrada para pagamento e o termo da negociação.