Cemig alega que furto de fiação é o motivo das interrupções de energia nos últimos dias em Uberlândia

Um crime, no último dia 3, causou um curto-circuíto na subestação 8 da Cemig, prejudicando o fornecimento de energia para toda cidade

, em Uberlândia

-

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) esclareceu que o motivo das quedas e interrupções de energia elétrica em Uberlândia, nas últimas semanas, foram causados pela criminalidade.

Em coletiva de imprensa, Wellington Cancian, superintendente regional da Cemig, contou que o agravamento da situação aconteceu no último dia 3 de fevereiro, quando houve um furto de fiação na Subestação 8, no bairro Shopping Park.

após furto na subestação 8
Curto-circuito após furto na subestação 8 causou interrupções de energia em toda cidade – Foto: divulgação Cemig

Segundo o superintendente, na tentativa de cortar um cabo não energizado, o criminoso cortou outro que passava energia, causando um curto-circuito que afetou toda a cidade. “Isso desativou toda operação dessa subestação, sendo necessária a transferência da carga para outras subestações, uma vez que o sistema elétrico é integrado. Todo o sistema elétrico de Uberlândia teve o recebimento da distribuição dessas cargas e, momentaneamente, piques de energia devido às manobras necessárias para a recuperação dos clientes”, explicou Wellington.

Na ocasição, um pequeno incêndio foi registrado na subestação 8. A Cemig classificou o incidente como um “evento de grande porte” e alega ter reestabelecido a energia em menos de uma hora, apesar de ajustes ainda estarem em andamento. “Essa reconfiguração ainda deve ser concluída entre hoje e sexta-feira para a normalização da qualidade de energia”, explicou o superintendente.

Subestação móvel da Cemig
Uma subestação móvel está operando enquanto a manutenção é concluída – Foto: TV Paranaíba/reprodução

A subestação 8 da Cemig, inaugurada em 2023, está parada desde o furto. Uma subestação móvel com metade da capacidade está atuando até que os reparos sejam feitos. A operação de manutenção custará mais de R$ 1 milhão à Companhia e deve resolver as interrupções de energia na cidade.

VEJA TAMBÉM! Pássaro causa curto-circuito em subestação e 6 bairros ficam sem energia em Uberlândia

Interrupções de energia x criminalidade

Ainda segundo Wellington Cancian, o furto de fiação do último dia 3 foi o quarto crime semelhante em subestações da Cemig nos últimos 45 dias.

Subestação 8 da Cemig sem funcionar devido furto de fiação
Devido ao furto, a subestação 8 está sem funcionar desde o último dia 3 – Foto: TV Paranaíba/reprodução

O cenário preocupa a Cemig não só pela regularidade, mas também pela forma como os criminosos tem agido. “Nós temos percebido que furtos de cabo, de forma em geral, tem sido cada vez mais complexos e detalhados. Entendemos que essas pessoas têm aprendido quais equipamentos tem mais potencial de furto e tenham conhecimento para realizar o tipo de furto que aconteceu aqui”.

A Cemig alega que está trabalhando juntamente com as forças de segurança para identificar os responsáveis pelos crimes, aumentar a segurança das subestações e evitar novas interrupções de energia em Uberlândia.