Carnaval com data fixa? Proposta pode mudar o calendário da festividade a partir de 2025

Visando promover a união entre as celebrações das Igrejas Católica e Ortodoxa, o Papa Francisco pensa em propor uma data comum e fixa

, em Uberlândia

-

A partir de 2025, é possível ter o Carnaval com data fixa, isso se uma proposta do Papa Francisco for aceita. A ideia do líder católico é unificar as comemorações da Igreja Católica com o calendário dos cristãos ortodoxos, que atualmente seguem datas diferentes e isso traria as alterações em algumas datas. O tema surgiu após uma reunião no Vaticano, em 2022, entre o pontífice e o patriarca Mar Awa III, da Igreja Assíria do Oriente.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Carnaval com data fixa
Em Uberlândia, a festividade terá um incentivo de R$ 51 mil no ano de 2025, destinado aos blocos de rua que irão desfilar – Crédito: Redes Sociais/ Reprodução

O objetivo é estabelecer uma data comum para a celebração da Páscoa, que tradicionalmente ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera, e, consequentemente, alteraria o calendário do Carnaval e do Corpus Christi.

Se a proposta for aprovada, a Páscoa será comemorada sempre no segundo ou terceiro domingo de abril, o que resultaria em mudanças nas datas dessas celebrações.

Além disso, a unificação das datas ajudaria a evitar a divisão entre as tradições cristãs e promoveria maior unidade entre as igrejas católica e ortodoxa, que já não celebram a Páscoa juntas há séculos.

×

Leia Mais

Em 2025, a Páscoa será celebrada no mesmo dia para as duas igrejas, o que ocorrerá pela primeira vez após 1.700 anos: no dia 20 de abril.

A mudança foi bem recebida por líderes ortodoxos, como o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla, que destacou a importância do diálogo entre as igrejas para a superação da divisão.

Se adotada, a medida também afetaria o calendário do Carnaval, que tradicionalmente ocorre 47 dias antes da Páscoa, e as festividades de Corpus Christi, celebradas 60 dias depois da data.

O Papa Francisco já se pronunciou sobre a proposta, pedindo a unificação das celebrações: “Tenhamos a coragem de acabar com esta divisão, que às vezes nos faz rir… Não. O sinal é um só Cristo para todos nós”, afirmou.

A proposta ainda é discutida, e sua implementação dependerá de acordos entre as tradições cristãs. Até então, o Carnaval 2025 está marcado para ocorrer entre 28 de fevereiro e 5 de março.