Botafogo vence o Palmeiras e reassume liderança; título está ao alcance

Com a vitória por 3 a 1 no Allianz Parque, o Botafogo chega a 73 pontos e depende de vitórias e tropeços para garantir o campeonato brasileiro já na próxima rodada

, em Uberlândia

O Botafogo venceu o Palmeiras por 3 a 1 nesta terça-feira (26) no Allianz Parque pela 36ª rodada do Brasileirão e conquistou a liderança do ranking do campeonato brasileiro com 73 pontos. Até agora, o clube já soma 21 vitórias, 10 empates e apenas 5 derrotas.

➡️ Acompanhe as últimas notícias da região

Botafogo pode ser campeão antes do fim do Brasileirão - Crédito: Vitor Silva/Botafogo
Botafogo pode ser campeão antes do fim do Brasileirão – Crédito: Vitor Silva/Botafogo

O jogo entre Botafogo e Palmeiras

O Botafogo venceu o Palmeiras por 3 a 1 no Allianz Parque, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gregore, Savarino e Adryelson marcaram para o time carioca, que reassumiu a liderança da tabela, enquanto Richard Rios descontou para os paulistas.

O Palmeiras iniciou a partida com mais agressividade, mas não conseguiu criar grandes oportunidades contra o goleiro John. O Botafogo abriu o placar aos 18 minutos, com uma jogada ensaiada em escanteio, finalizada por Gregore. A melhor chance do Palmeiras até então foi uma defesa difícil de John após chute de Marcos Rocha.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

No segundo tempo, o Botafogo teve maior controle da partida. O Palmeiras não soube aproveitar as poucas chances que surgiram, e Marcos Rocha foi expulso após agredir Igor Jesus, com o árbitro validando a decisão após consulta ao VAR. Aos 27 minutos, Savarino aproveitou um erro de marcação e ampliou para o Botafogo.

O Glorioso seguiu pressionando e, na final, Adryelson, de cabeça após escanteio de Savarino, marcou o terceiro gol, selando a vitória.

O Botafogo no Campeonato Brasileiro 2024

O Botafogo acumula atualmente 73 pontos no Brasileirão. Se o time carioca alcançar 77 pontos, o Palmeiras não poderá mais igualá-lo, já que o máximo que o time paulista pode chegar é 76.

Além disso, o Botafogo não seria mais alcançado por Internacional e Fortaleza, que somam 65 pontos. Mesmo que o Leão do Pici vença os três jogos restantes, seu teto seria 76 pontos. O Colorado, por sua vez, enfrenta o próprio Botafogo na 37ª rodada.

Até o momento, o Botafogo contabiliza 21 vitórias, 10 empates e 5 derrotas em 36 jogos disputados. O time ainda tem confrontos contra o Internacional, no Beira-Rio, e o São Paulo, no Nilton Santos.

Chance de título na próxima rodada

O Botafogo pode garantir o título já na 37ª rodada, embora a tarefa seja difícil. Para isso, o time de Artur Jorge precisa vencer o Internacional e torcer para que o Palmeiras perca ou empate com o Cruzeiro.

Com essa combinação, o Botafogo chegaria a 76 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Palmeiras ou pelo Fortaleza, que no máximo somaria 74 pontos, mesmo vencendo todos os jogos restantes.

Caso o Botafogo empate com o Inter, o time terminará a rodada com 74 pontos. Nesse cenário, o Palmeiras precisaria perder para o Cruzeiro, enquanto o Fortaleza teria que tropeçar contra o Vitória, no Barradão, ou contra o Atlético-GO, no Antônio Accioly.

A 38ª rodada do Brasileirão será no dia 08 de dezembro - Crédito: Ramon Lisboa/EM/D.A Press
A 38ª rodada do Brasileirão será no dia 08 de dezembro – Crédito: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Um fantasma antigo

Apesar da excelente campanha que o Botafogo vem fazendo, o fantasma do título de 2023 ainda assombra o time carioca. No ano passado, o Botafogo foi líder do campeonato por 32 rodadas e chegou a abrir uma vantagem de 14 pontos sobre o vice-líder.

No entanto, a saída do técnico Luís Castro para o Al-Nassr afetou o desempenho da equipe na reta final do Brasileirão.

Por outro lado, o Palmeiras contou com o protagonismo de Endrick, que impulsionou o time na reação. Na 35ª rodada, o Botafogo empatou com o Santos, já ameaçado de rebaixamento, enquanto o Palmeiras conquistou um empate crucial contra o Fortaleza.

A combinação desses resultados permitiu a troca de liderança entre as equipes e a vitória do título para o time paulista.

Leia mais:

Histórico de títulos do Botafogo

O Botafogo é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, com um passado repleto de conquistas.

Suas glórias permanecem vivas na memória de seus torcedores e na impressionante galeria de troféus, totalizando 30 títulos, que incluem as principais competições estaduais, interestaduais, nacionais e internacionais.

  • Copa Conmebol: 1993;
  • Campeonatos Brasileiros: 1968 e 1995;
  • Campeonatos Brasileiros Série B: 2015 e 2021;
  • Campeonatos Cariocas: 1907, 1910, 1912, 1930, 1932, 1933, 1934, 1935, 1948, 1957, 1961, 1962, 1967, 1968, 1989, 1990, 1997, 2006, 2010, 2013 e 2018;
  • Torneios Rio-São Paulo: 1962, 1964, 1966 e 1998.

Além do Campeonato Brasileiro, o Botafogo agora se prepara para a final da Libertadores, que será disputada neste sábado (30) contra o Atlético Mineiro.