Asteroide pode atingir a terra em 2032? Nasa atualiza dados

Risco que já foi de 3,1% caiu drasticamente após novas observações de rocha espacial

, em Uberlândia

-

A NASA atualizou os dados sobre o asteroide 2024 YR4 e a chance de ele atingir a Terra em 2032, que já chegou a preocupantes 3,1% meses atrás, agora é praticamente nula.

Com cerca de 55 metros de diâmetro — equivalente à altura do Castelo da Cinderela na Disney —, a rocha tinha potencial para devastar uma cidade, mas as últimas análises mostram que o risco despencou para 0,000019%, ou uma possibilidade em mais de 5 milhões.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Asteroide pode atingir a terra
NASA mantém tabela com possíveis asteroides com capacidade de atingir a terra 2024 YR4 veio se destacando – Crédito: Freepik/ Arquivo

Descoberto em dezembro de 2024 pelo sistema ATLAS, o 2024 YR4 surpreendeu inicialmente os cientistas com uma probabilidade de impacto que subiu de 2% para 3,1% conforme mais dados eram coletados.

No entanto, observações recentes com telescópios terrestres e o suporte do James Webb Space Telescope, que analisou o objeto em março, permitiram refinar sua trajetória.

Atualmente, a agência espacial americana afirma que ele não representa mais uma ameaça significativa para a Terra nos próximos 100 anos.

×

Leia Mais

Asteroide pode tintinir a terra, mas chance é mínima

Com cerca de 80 milhões de quilômetros de distância da Terra atualmente e viajando a 48 mil km/h, o asteroide está se afastando e ficando mais difícil de observar, segundo o EarthSky.org.

Se colidisse, explodiria na atmosfera com uma energia de 8 megatons — mais de 500 vezes a bomba de Hiroshima. Embora incapaz de causar um colapso global, o impacto poderia arrasar uma metrópole inteira.

Apesar de a Terra estar fora de perigo, a NASA aponta um risco residual de 1,7% de o 2024 YR4 atingir a Lua em 2032. Um evento assim seria visível daqui e não afetaria nosso planeta. Os dados mais recentes estão disponíveis na página Sentry da NASA, que continua acompanhando o asteroide.