“Ainda Estou Aqui” perde no Critics Choice, mas segue vivo na disputa pelo Oscar
Longa de Walter Salles mantém chances de premiação em três categorias, incluindo Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, não levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Critics Choice Awards 2025.
A 30ª edição da premiação, considerada um termômetro para o Oscar, ocorreu na noite de sexta-feira (7) em Los Angeles, nos Estados Unidos. O vencedor na categoria foi o musical francês “Emilia Pérez”.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Desde janeiro, ‘Emilia Perez’ tem enfrentado uma crise, que vai além da rivalidade com os brasileiros, que o consideram o principal concorrente na disputa pelo Oscar. A produção musical tem sido alvo de críticas por diversos motivos, incluindo acusações de apropriação cultural e declarações racistas e xenofóbicas feitas por sua principal estrela, Karla Sofía Gascón. Vale ressaltar que as votações das categorias do Critics Choice Awards foram feitas antes das polêmicas do filme.
Apesar da derrota, “Ainda Estou Aqui” segue na disputa pelo Oscar 2025 em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 2 de março, e as expectativas dos brasileiros para a premiação são altas.
Leia Mais
Sobre “Ainda estou aqui”
Inspirado na autobiografia de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a história de sua mãe, Eunice Paiva, uma advogada que se torna ativista política após a prisão e o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar brasileira.
A trama se concentra no ano de 1971, no Rio de Janeiro, após o retorno de Rubens Paiva ao Brasil, e aborda o clima de silêncio e tensão que culmina na invasão de sua casa por militares e no início da busca pela verdade sobre o seu destino.