Rota do Café do Cerrado Mineiro promove turismo de experiência na região
Projeto possibilita visitação em fazendas para acompanhar a rotina da produção dos cafés especiais e produtos regionais
A Rota do Café do Cerrado Mineiro possibilita aos apreciadores da bebida conhecerem de perto todo processo dos grãos até à xicara. Lançado em 2023, o projeto oferece diversas opções de visitação em grandes fazendas da região.

O objetivo da Rota é atrair o turismo para a região do cerrado mineiro, que desde os anos 1970 implantou a cultura cafeeira e tornou-se reconhecida mundialmente pela excelência do produto.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Quando surgiu em 2023, a Rota iniciou com a proposta de visitação nas fazendas de café de Patrocínio. No entanto, o projeto se expandiu e desde 2024 conta também com visitas a queijarias, alambiques e produtores de vinho de outras cidades da região: Patos de Minas, Monte Carmelo, Carmo do Paranaíba e Cruzeiro da Fortaleza.
Crescimento do projeto
O coordenador do Sebrae na regional de Patrocínio, Renato Moreira, destacou o crescimento da Rota do Café do Cerrado Mineiro.
– A região do Cerrado Mineiro é a primeira Denominação de Origem de Cafés do Brasil e uma das mais importantes regiões produtoras do mundo. A Rota do Café do Cerrado Mineiro oferece um portfólio de experiências que vão desde fazendas até cafeterias, numa jornada completa do campo à mesa. Além de cafés incríveis, temos ainda vinho, a cachaça de alambique e queijarias artesanais.
“Começamos com quatro fazendas, uma torrefação e uma cafeteria, todas de Patrocínio no ano de 2023. Foi um teste e vimos interesse de outros empreendedores que já possuem experiência de recepção de negócios e vontade de ampliar a acolhida para outros públicos. Percebemos, também, que era importante diversificar, então, expandimos para Patos de Minas e região, agregando mais fazendas, mais uma torrefação e cafeteria. Agregamos, ainda, o vinho, o queijo e a cachaça, tudo isso para maximizar a experiência do turista”.

Renato Moreira conta que o projeto tem recebido turistas de diversos lugares.
“Recebemos muitos visitantes de negócios e turistas do segmento técnico e científico. Pessoas do Brasil e do mundo visitam nossas fazendas e essa foi uma das nossas motivações para o projeto. Com a Rota também desenvolvemos outras atrações junto com os empreendedores, eles criaram vivências, experiências, desde uma visita guiada que encerra com café com quitandas mineiras caseiras, até uma degustação harmonizada ao pôr-do-sol com música instrumental, com um piano no meio do cafezal, enfim, cada lugar oferece uma experiência única, e atendem sob agendamento”.

Leia Mais
O agendamento das visitações pode ser feito direto com as fazendas. Os contatos estão disponíveis no perfil Rota do Café do Cerrado Mineiro nas redes sociais, onde você encontra mais informações sobre o projeto.
Lista dos participantes da Rota
Patrocínio-MG
- Fazenda Agro Nunes (Nunes Coffe)
- Fazenda Bela Vista (Alado Coffee)
- Fazenda Bom Jardim (Bom Jardim Estate Coffee)
- Fazenda Santa Cruz da Vargem Grande (Agrobeloni)
- Fazenda Rainha da Paz (Famíglia Montanari)
- Cafeteria Dulcerrado (Expocacer)
- Coffee Roaster (Porto Feliz)
Patos de Minas-MG
- Fazenda Chuá (Casa Bruxel Cafés e Vinhos)
- Fazenda Reserva Heitor
- Dom Parrillo Torrefação
- Destilaria Leblon
- Vinhedos e Vinhos Alma Rios
- Café Santiago
Monte Carmelo-MG
- Fazenda Três Meninas
Cruzeiro da Fortaleza-MG
- Queijaria Casquinha
Carmo do Paranaíba-MG
- Queijo Eudes Braga