Minas Gerais entra na lista dos melhores destinos do mundo para visitar em 2026
Reconhecimento destaca patrimônio histórico, gastronomia e hospitalidade como símbolos da mineiridade no cenário internacional
Minas Gerais foi eleito um dos melhores destinos do mundo para visitar em 2026 pela Condé Nast Traveler, uma prestigiada revista de viagem e lifestyle. A lista anual da publicação destaca lugares que oferecem experiências culturais autênticas, gastronomia de excelência e um patrimônio histórico de relevância mundial, atributos que consolidaram Minas como referência internacional em turismo de experiência e autenticidade.
De acordo com a revista, o estado é “um dos tesouros mais subestimados do Brasil”, combinando o charme do seu legado colonial, uma cena gastronômica reconhecida pela Unesco e o acolhimento que transforma cada visita em uma vivência afetiva.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Nos últimos anos, Minas consolidou políticas públicas integradas entre cultura e turismo, ampliando investimentos, fortalecendo o ecossistema criativo e descentralizando ações para o interior.
Para a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, o reconhecimento da Condé Nast Traveler reforça a imagem do estado como referência de cultura viva e patrimônio preservado.
“A política pública vem sendo desenvolvida de maneira acertada nos últimos tempos. Falou-se muito sobre a cozinha mineira, que é tradicional e saborosíssima, mas também sobre o nosso legado histórico e o acolhimento de Minas Gerais. Isso tudo vai ao encontro da tendência mundial dos turistas buscarem experiências autênticas e genuínas”, destacou.
Bárbara acrescenta que Minas “cuida de suas tradições, celebra sua história e olha para o futuro com inovação, sustentabilidade e acolhimento”, e que o destaque internacional fortalece o compromisso de promover um turismo cultural de excelência, gerador de desenvolvimento e orgulho para os mineiros.
Leia Mais
Mineiridade como valor mundial
A escolha de Minas Gerais como um dos melhores destinos do mundo reflete uma tendência crescente no turismo global: a valorização de experiências sustentáveis e ligadas à identidade e à memória dos territórios.
Em Minas, essa essência está presente em sua rica gastronomia, de Belo Horizonte, reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, aos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Além da culinária, o estado se destaca pela diversidade de expressões culturais: museus, festivais, congados, tradições populares, manifestações de fé e arte em todas as regiões.
O vasto conjunto de patrimônios históricos, das cidades coloniais às obras modernistas, e as paisagens naturais que vão do Mar de Minas à Cordilheira do Espinhaço e da Mantiqueira ao Cerrado, completam a experiência única que faz de Minas um destino inesquecível.
Opções em Uberlândia
As cachoeiras em Uberlândia e cidades próximas oferecem refúgios tranquilos para quem busca lazer e contato direto com a natureza. Com trilhas, poços para banho e áreas de preservação, esses locais permitem que visitantes aproveitem momentos de descanso e contemplação da fauna e flora.
O ecoturismo vem crescendo na região, atraindo cada vez mais famílias e aventureiros em busca de experiências leves e agradáveis em meio à natureza.