Destinos perfeitos: conheça 10 vinícolas em Minas para aproveitar o feriado do dia 15

Aproveite o descanso do último feriado de sexta-feira do ano para explorar o melhor do enoturismo mineiro

, em Uberlândia

-

No próximo dia 15, Uberlândia desfruta do último feriado do ano que cai na sexta-feira. Uma oportunidade para descansar e para conhecer novos lugares e experiências. Se você ainda está em dúvida do que irá fazer neste fim de semana prolongado, o Paranaíba Mais separou 10 vinícolas em Minas Gerais para você incluir em seu roteiro. 

Se você quer conhecer vinícolas em Minas Gerais, prepare-se para uma experiência inesquecível, cercada por montanhas, sabores autênticos e paisagens de tirar o fôlego. Minas tem se destacado cada vez mais no enoturismo do país, com opções que vão desde pequenas propriedades familiares até vinhedos reconhecidos nacionalmente. Confira a lista dos melhores destinos em Minas e na região:

 

10 vinícolas em Minas Gerais

1. Vinícola Arpuro – Uberaba

A Vinícola Arpuro, que fica no km 132 da BR-050, em Uberaba,  teve um começo inesperado. Durante a instalação de torres de internet na fazenda, a família descobriu que o clima da região era perfeito para o cultivo de uvas. Foi assim que nasceu a ideia de produzir vinhos finos no cerrado mineiro.

Utilizando tecnologia avançada, a Arpuro cultiva variedades como Syrah, Sauvignon Blanc, Merlot e Malbec, além de oliveiras. A produção é artesanal, com colheita realizada no inverno.

2. Vinícola Alma Rios – Patos de Minas

Localizada no alto do Cerrado Mineiro, no Km 176 da BR-354, em Patos de Minas, a Vinícola Alma Rios combina a riqueza da natureza com inovação e qualidade em seus vinhos. Situada a quase mil metros de altitude, a vinícola é conduzida pelo dedicado casal Maurício e Cristiane Rios.

Além de elaborar rótulos premiados, como o Alma Rios Rosé 2023, o local também proporciona experiências exclusivas, incluindo degustações especiais e tours guiados para os visitantes.

3. Vinícola Casa Geraldo – Andradas


Em Andradas, no Sul de Minas Gerais, a Casa Geraldo carrega mais de três décadas de paixão pela produção de vinhos. Tudo começou com uma família de imigrantes italianos que chegou ao Brasil cheia de sonhos, mas com recursos limitados.

O patriarca da família iniciou a produção utilizando as próprias uvas cultivadas, e, ao longo das gerações, o amor pela vitivinicultura só se fortaleceu. Hoje, a Casa Geraldo é uma das principais produtoras de uvas da região. Para quem deseja vivenciar essa tradição, a vinícola oferece diversas opções de passeios.

4. Vinícola Alma Gerais – Bom Sucesso

Situada às margens da Represa do Funil, no condomínio Vivert Reserva da Mata, em Bom Sucesso, Sul de Minas, a Alma Gerais é uma vinícola repleta de charme. Além de seus vinhos premiados, o destaque do local é o primeiro Wine Bar Flutuante de Minas, onde é possível degustar rótulos enquanto desfruta de um passeio sobre as águas, com taça na mão.

O restaurante e o wine bar são especializados em raridades mineiras, reunindo produtos de pequenos produtores locais e vinícolas parceiras. Sob a liderança de Alessandro Rios, a Alma Gerais conta com colaborações importantes, como Mário Geisse, referência mundial no mundo do vinho, e René Vasquez, sommelier e agrônomo com experiência em vinícolas chilenas.

5 . Vinícola Trindade – Bichinho-Prados/MG

Vinho, arte e música formam o coração da Vinícola Trindade, um projeto único que harmoniza arquitetura e natureza. Situada em Bichinho,  7 km de Tiradentes, a vinícola se destaca pelo seu domo geodésico instalado entre os parreirais, com uma vista para a Serra de São José.  O vinhedo ainda está em desenvolvimento.

Em setembro de 2023, foram plantadas 6.400 mudas de Syrah e Sauvignon Blanc. As primeiras garrafas devem chegar ao mercado em 2026. Enquanto os vinhos próprios ainda amadurecem, os visitantes têm a chance de degustar rótulos de vinícolas mineiras parceiras.

6. Vinícola Mil Vidas – Tiradentes

A Mil Vidas é uma excelente escolha para quem visita Tiradentes, localizada a 37 km da cidade histórica, 28 km de São João Del Rei e 210 km de Belo Horizonte. Com cinco hectares de vinhedos próprios, onde cultivam uvas Syrah e Sauvignon Blanc utilizando a técnica da dupla poda, a vinícola proporciona uma experiência completa.

É possível conhecer os parreirais, degustar vinhos exclusivos e desfrutar do restaurante, que oferece uma vista espetacular das serras ao redor. O restaurante, é ideal para quem busca um momento tranquilo, seja para uma pausa durante a visita a Tiradentes ou para quem sai de Belo Horizonte e deseja almoçar em meio à natureza.

7. Fazenda e Vinícola ABN – Andrelândia

Quer aproveitar um bom vinho nas montanhas do Sul de Minas sem se preocupar com a volta para casa? Essa é uma das grandes vantagens dessa vinícola. Fundada em 1999, a Vinícola ABN nasceu em uma antiga fazenda bicentenária, na Serra da Mantiqueira, oferecendo não só degustações, mas também opções de hospedagem.

Durante a estadia, é possível acordar cedo e contemplar a neblina cobrindo os vinhedos, que aos poucos revela a paisagem. Já à tarde, a Casa de Pedra convida para uma conversa agradável acompanhada de uma taça de vinho, em um ambiente acima da adega onde os vinhos envelhecem em barris de carvalho e garapeira.

8. Quinta do Campo Alegre – Diamantina

Embora a viticultura seja pouco difundida no Vale do Jequitinhonha, a Quinta do Campo Alegre, situada em Diamantina, mantém viva a tradição dos vinhos mineiros do século XIX. Aos 1.400 metros de altitude, a vinícola cultiva variedades como Syrah, Malbec e Sauvignon Blanc, oferecendo ainda uma vista privilegiada do cerrado e da Serra do Espinhaço.

A visita proporciona um passeio pelos vinhedos, explicações detalhadas sobre o cultivo e uma degustação harmonizada em uma casa de pedra. Essas experiências são exclusivas, feitas mediante agendamento, e incluem queijos artesanais produzidos na região.

9. Fazenda Vale do Gongo – Grão Mogol

Na pequena e histórica cidade de Grão Mogol, rodeada pela Cordilheira do Espinhaço, nasceu a Vinícola Vale do Gongo, mostrando que é possível cultivar vinhos em um cantinho especial de Minas Gerais. O diferencial está na transformação de um antigo garimpo em um terroir de alta qualidade e com identidade própria.

Atualmente, é a única vinícola da região, produzindo vinhos artesanais em um ambiente que combina cerrado, formações rochosas e cursos d’água. Entre as variedades cultivadas estão Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc e Lorena, que resultam em vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes. 

10.Quinta da Matriculada – Diamantina

A Quinta da Matriculada é uma vinícola encantadora situada em Diamantina, aos pés da Serra da Matriculada, parte da Cordilheira do Espinhaço. Com vinhedos plantados a 1.250 metros de altitude, produz vinhos finos com uvas como Syrah, Tempranillo e Sauvignon Blanc. Foi fundada em 2012 como um projeto para revitalizar a vitivinicultura local, lançou em 2014 o primeiro “Vin de Minas”.

Atualmente, além da produção, a vinícola proporciona uma experiência enogastronômica completa, ao oferecer degustações em seu espaço no centro histórico de Diamantina e também piqueniques nos vinhedos, mediante agendamento.