Aeroporto de Uberlândia é eleito o melhor do Sudeste pelo segundo ano consecutivo
Cerimônia promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos ocorreu nesta terça-feira (27), em Brasília, e reuniu autoridades e representantes do setor aéreo de todo o país
-
O Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, de Uberlândia, foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor aeroporto regional do Sudeste no prêmio Aviação + Brasil, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (27), em Brasília, e reuniu autoridades e representantes do setor aéreo de todo o país.

Em abril de 2024, o Aeroporto de Uberlândia conquistou o prêmio de melhor aeroporto regional do Sudeste do país pela primeira vez, ficando à frente de outras sete cidades, entre as quais Ribeirão Preto (SP), Montes Claros (MG) e Bauru (SP).
O levantamento foi realizado pela Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroporto, e considerou a satisfação dos passageiros, apurada com base em questionário preenchido voluntariamente pelos usuários.
Essa foi a décima edição do prêmio, que tem o objetivo incentivar a busca pela qualidade e excelência na prestação de serviços aeroportuários. Desde 2022, a pesquisa passou a avaliar aeroportos regionais que têm movimentação de 100 mil a 2 milhões de passageiros. Dentro desta categoria, Uberlândia e Campina Grande foram reconhecidos como os melhores aeroportos do Sudeste e Nordeste, respectivamente.
Aeroporto de Uberlândia é referência
O reconhecimento, agora repetido em 2025, consolida o aeroporto de Uberlândia como referência em qualidade na aviação regional.
Desde que passou para a administração privada, o terminal tem recebido investimentos em infraestrutura, segurança e atendimento, focando na modernização e na experiência dos usuários.

A administração do Aeroporto de Uberlândia destacou que o prêmio é reflexo do trabalho dos colaboradores e dos avanços realizados nos últimos anos. “Desde que assumimos a gestão, grandes melhorias já foram realizadas — e isso é só o começo. Os investimentos estão apenas começando, porque nosso compromisso é claro, entregar um aeroporto cada vez mais moderno, eficiente, seguro e acolhedor para todos.”
Prêmio destaca retomada do setor aéreo do Brasil
A premiação deste ano também celebrou o crescimento da aviação no país após a pandemia. Em 2024, o Brasil alcançou a marca de 118 milhões de passageiros transportados, com uma taxa de ocupação de 83,1% nas aeronaves, o maior índice desde 2002.
Premiados da Aviação + Brasil 2025
Além do Aeroporto de Uberlândia, outros terminais e empresas aéreas foram reconhecidos:
-
Melhor Aeroporto Regional do Sul: Cascavel (PR)
-
Melhor Aeroporto Regional do Centro-Oeste/Norte: Sinop (MT)
-
Melhor Aeroporto Regional do Nordeste: Campina Grande (PB)
-
Melhor Aeroporto até 5 milhões de passageiros: Florianópolis (SC)
-
Melhor Aeroporto mais de 10 milhões de passageiros: Campinas (SP)
-
Aeroporto Mais Brasil: Florianópolis (SC)
Segundo o diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Roberto Honorato, o prêmio representa um incentivo para o setor. “É um convite para que empresas, profissionais e todos nós possamos refletir sobre a importância de construir uma aviação mais humana, inclusiva e acessível para todos os brasileiros. Que as iniciativas reconhecidas hoje sirvam de inspiração para que outras empresas também avancem nesse caminho nos próximos anos”, destacou.