Uberlândia registra 5 mil acidentes de trânsito por falta de atenção em sete meses

Dos quase 9 mil registros de janeiro a julho, 4.691 são por falta de atenção; as avenidas mais perigosas são João Naves de Ávila, Rondon Pacheco e Getúlio Vargas

, em Uberlândia

-

A falta de atenção dos motoristas é a principal causa de acidentes no perímetro urbano de Uberlândia, ao contabilizar 4.691 acidentes entre janeiro e julho de 2025, segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais. O número faz parte de um total de 8.969 acidentes de trânsito registrados na cidade no mesmo período, aumento de 4% em relação a 2024. O número se refere a acidentes de todas as naturezas, como carros, motos e atropelamentos.

Os dados revelam ainda que as avenidas com maior número de acidentes são a avenidas João Naves de Ávila (5.075 acidentes), Rondon Pacheco (4.845) e Getúlio Vargas (3.111)

Segundo especialistas, a distração ao volante e o uso de celulares são fatores que contribuem para o aumento de acidentes por falta de atenção, representando risco elevado tanto para motoristas quanto para pedestres e motociclistas.

Motociclista de 38 anos morreu após bater em um carro estacionado em frente a uma clínica na Avenida Marcos de Freitas Costa, em Uberlândia
Motociclista de 38 anos morreu após bater em um carro estacionado em frente a uma clínica na avenida Marcos de Freitas Costa, em Uberlândia – Crédito: @reporterleosoares/Divulgação

Motocicletas lideram fatalidades

Nestes sete meses, os acidentes com motocicletas causaram 14 mortes, superando o número de óbitos com automóveis, que contabilizou 13. Apesar do aumento de mortes, o número total de acidentes com motocicletas apresentou leve redução: foram 2.064 acidentes em 2025, contra 2.135 em 2024. Já o número de vítimas caiu de 1.502 em 2024 para 1.389 em 2025.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Em um caso recente registrado na terça-feira (19), um motociclista de 38 anos morreu após bater em um carro estacionado em frente a uma clínica na avenida Marcos de Freitas Costa. Segundo testemunhas, um automóvel virava à direita para acessar o estacionamento da clínica quando colidiu com a moto, que trafegava pelo mesmo lado da via, pela direita. Com o impacto, o motociclista perdeu o equilíbrio e bateu na traseira de outro veículo estacionado, resultando em sua morte. O fato mostra a falta de atenção dos dois motoristas (carro e moto), uma vez que estavam em baixa velocidade.

Veja o vídeo do acidente:

Principais causas

O levantamento aponta que a falta de atenção é a principal causa dos acidentes, com 4.691 registros em 7 meses.

Outras causas relevantes incluem:

  • Falta de visibilidade: 489

  • Desrespeito à parada obrigatória: 420

  • Avanço de sinal: 175

  • Derrapagem: 163

A distração ao volante e o uso de celulares são fatores que contribuem para o aumento de acidentes por falta de atenção. Além disso, analises científicas realizadas pela Science Direct destacaram que qualquer distração visual ou cognitiva que desvie o foco do condutor triplica a chance de colisões ou quase-acidentes. A presença de insetos no veículo por exemplo aumenta em cerca de 6,4 vezes o risco de acidente.

×

Leia Mais

Locais com maior número de acidentes

As vias com maior concentração de acidentes em Uberlândia enre janeiro a julho de 2025 foram:

  • Avenida João Naves de Ávila: 5.075 acidentes

  • Avenida Rondon Pacheco: 4.845 acidentes

  • Avenida Getúlio Vargas: 3.111 acidentes

Prevenção e conscientização

Autoridades de trânsito reforçam a importância de atenção redobrada, respeito à sinalização e uso de equipamentos de segurança, especialmente para motociclistas. Campanhas educativas e fiscalização constante são apontadas como medidas essenciais para reduzir acidentes e salvar vidas na cidade.