Trânsito em Uberlândia: principais problemas, soluções e perspectivas para a mobilidade urbana

Alterações em ruas, fiscalização reforçada e campanhas educativas integram pacote de medidas para reduzir acidentes

, em Uberlândia

O trânsito em Uberlândia segue entre os principais desafios da rotina na cidade. Um levantamento do Paranaíba Mais identificou que os maiores gargalos estão concentrados nas avenidas centrais e em corredores de acesso a bairros populosos e polos comerciais. A Avenida João Naves de Ávila, por exemplo, é considerada um dos pontos mais críticos, tanto pelo intenso fluxo de veículos quanto pelo número de acidentes registrados.

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Motoristas enfrentam filas na av. João Naves de Ávila em Uberlândia – Crédito: Digital Drones

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Em 2025, mais de 10 mil acidentes foram contabilizados na cidade, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). As avenidas Rondon Pacheco, João Naves de Ávila e Getúlio Vargas lideram os índices, o que acende um novo alerta sobre a segurança viária e reforça a necessidade de medidas estruturais e educativas.

Situação atual do trânsito em Uberlândia

Além da João Naves, a BR-050, no trecho urbano, é outro ponto recorrente de lentidão, especialmente na altura do bairro Custódio Pereira, onde o tráfego de carretas é intenso. Já na zona leste, a Avenida Europa, no Tibery, também registra fluxo pesado nos horários de pico.

O excesso de veículos, aliado ao crescimento populacional e ao adensamento comercial, tem tornado o deslocamento mais demorado e imprevisível.

Avenida Rondon Pacheco, a via mais críticas para acidentes em Uberlândia – Crédito: Prefeitura de Uberlândia/Settran

Principais pontos de congestionamento na cidade

Os trechos mais críticos do trânsito em Uberlândia incluem:

  • BR-050 (trecho urbano): tráfego intenso de caminhões e carretas
  • Avenida João Naves de Ávila: corredor de ligação entre zonas Sul, Leste e Centro
  • Avenida Rondon Pacheco: eixo de conexão entre bairros e rota de escoamento rápido
  • Avenida Afonso Pena e Nicomedes Alves dos Santos: vias afetadas por interdições e alto fluxo comercial

Entre as causas mais comuns estão panes mecânicas, interdições temporárias, alterações de sentido e desvio para ruas marginais, o que acaba sobrecarregando o trânsito em áreas residenciais.

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Medidas adotadas para melhorar a mobilidade

Para reduzir o impacto dos congestionamentos, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), tem realizado intervenções viárias e campanhas de conscientização.

Em 2025, algumas vias passaram a ter sentido único, a fim de melhorar o fluxo e reduzir conflitos entre veículos. As mudanças incluem:

  • Rua Pirapora, entre a Rua Haia e a Avenida Espanha
  • Avenida Expedicionários, entre as avenidas Espanha e Inglaterra
  • Trecho da Rua Haia, entre a Avenida Espanha e a Rua Pirapora

No bairro Mansour, outras alterações foram implantadas:

  • Rua Rio Albany: sentido único entre as avenidas Rio Nilo e Rio Tibre
  • Avenida Rio Nilo: sentido único entre as ruas Rio Mackenzie e Rio Albany
  • Rua Rio Mackenzie: sentido único entre a Avenida Rio Nilo e a Rua Rio Tibre

Segundo a Settran, as mudanças são baseadas em estudos técnicos que analisam fluxo, segurança e tempo médio de deslocamento.

Uso de tecnologia e fiscalização no trânsito

A prefeitura também aposta no uso de radares, câmeras de monitoramento e blitzes educativas para conter comportamentos de risco, como o uso do celular ao volante e o excesso de velocidade. A Educação para o Trânsito, programa permanente da Settran, busca sensibilizar motoristas e pedestres, promovendo respeito às normas e empatia nas vias.

Blitzes educativas e ações em escolas também fazem parte do esforço de longo prazo para transformar a cultura do trânsito na cidade.

Perspectivas e planos para o transporte urbano

Especialistas defendem que o futuro da mobilidade em Uberlândia depende de investimentos contínuos em infraestrutura, como a criação de ciclovias seguras, corredores exclusivos para ônibus e melhoria da pavimentação e sinalização.

As avenidas mais movimentadas, Rondon Pacheco e João Naves de Ávila, ainda exigem reforço constante de fiscalização e projetos que integrem transporte público, pedestres e ciclistas.

Com o crescimento populacional e a expansão urbana, o desafio do trânsito em Uberlândia continuará exigindo planejamento, tecnologia e educação para garantir segurança e fluidez nos próximos anos.