Transferência de veículos em MG agora é 100% digital e sem burocracia 

Serviço online dispensa cartório e UAI, facilitando a vida de compradores e vendedores em todo o estado 

, em Uberlândia

Para facilitar a vida de quem deseja comprar ou vender um veículo, o Governo de Minas disponibilizou a ferramenta de transferência digital de veículos.  

Desde o dia 26 de novembro, moradores de todas as regiões de Minas Gerais têm acesso ao processo que é realizado pela internet, sem a necessidade de intermediários, eliminando o reconhecimento de firma em cartório e a ida à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). 

Governo de Minas disponibilizou a ferramenta de transferência digital de veículos
Governo de Minas disponibilizou a ferramenta de transferência digital de veículos – Crédito: Gil Leonardi / Imprensa MG e Seplag-MG / Divulgação 

Em apenas um mês de funcionamento, o sistema já realizou 7,4 mil transferências digitais de veículos, facilitando a vida dos mineiros com mais agilidade, praticidade e segurança. A compra e venda pode ser realizada de maneira prática e segura em qualquer momento do dia.  

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O vendedor formaliza a transação no momento da venda e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. O comprador deverá apenas levar o veículo ao ponto de vistoria para que, após a inspeção, a transferência de propriedade seja finalizada.

Como solicitar a transferência

Para realizar o serviço, comprador e vendedor devem acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) com o cadastro GOV.BR no nível prata ou ouro. É necessário também que o veículo possua o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021. Inicialmente, o serviço está disponível para pessoas físicas. 

Caso o cidadão tenha dúvidas durante o processo, ele pode acessar o site da CET-MG e saná-las por meio de videochamada com um atendente. Um tutorial para acompanhar o passo a passo também está disponível neste link.

CRV em papel moeda

Desde o dia 26 de novembro, os mineiros têm acesso ao processo que é realizado pela internet
Desde o dia 26 de novembro, os mineiros têm acesso ao processo que é realizado pela internet – Crédito: Freepik

Os CRVs emitidos em papel moeda, antes de 2021, continuarão sendo válidos por tempo indeterminado. Assim, quem possuir a antiga versão do documento não precisa realizar a solicitação de um novo. Nesses casos, o processo de compra e venda continua sem alterações.

O aplicativo da CDT, que permite acessar os documentos dos veículos, está disponível para Android e iOS. O aplicativo MG App, que concentra diversos serviços estaduais, também está disponível tanto para Android quanto para iOS.

 

Leia mais:

 

Transformação Digital

Além da Transferência de Veículos, atualmente são mais de 118 serviços de trânsito digitalizados, como a solicitação pela internet do alvará de liberação para veículos removidos ou o serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No total, o Governo de Minas, por meio da Seplag-MG, disponibiliza mais de 650 serviços totalmente digitais, com um Índice de Transformação Digital (ITD) que passou de 48% em 2019 para 81,7%. O Portal MG conta com mais de 1,2 mil serviços disponíveis e o MG App superou os 5 milhões de usuários cadastrados e mais de cem serviços de diferentes órgãos estaduais.