Segurança no trânsito em Uberlândia: acidentes passam de 10,3 mil em 2025
Ocorrências aumentaram em relação ao ano passado e as avenidas Rondon Pacheco, João Naves e Getúlio Vargas continuam entre as mais críticas
Com mais de 10 mil acidentes em oito meses, a segurança no trânsito em Uberlândia vive um novo alerta em 2025. Dados da Sejusp mostram que os registros aumentaram em relação a 2024, especialmente nas avenidas Rondon Pacheco, João Naves de Ávila e Getúlio Vargas. Para conter esse avanço, aumentam as ações de educação no trânsito, fiscalização consistente e melhorias na infraestrutura viária.
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Confira as vias com mais acidentes em 2025:
- Avenida Rondon Pacheco: 425
- Avenida João Naves de Ávila: 335
- Avenida Getúlio Vargas: 249
- Avenida Nicomedes Alves dos Santos: 237 até agosto
* Os dados mais atualizados vão até agosto
Campanhas de conscientização e educação no trânsito
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), vem promovendo campanhas educativas regulares em relação ao trânsito.
O programa permanente de Educação para o Trânsito visa contribuir para a humanização do trânsito e para uma mobilidade urbana pautada no respeito ao próximo e na cidadania, possibilitando a redução de conflitos e acidentes de trânsito no município.
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Além disso, também são feitas blitzes educativas, especialmente em vias com elevado número de acidentes. Atividades em escolas, para sensibilizar crianças e jovens sobre comportamentos como uso do celular ao volante, velocidade e atenção às regras de trânsito. Também são realizadas parcerias com entidades e empresas locais para ampliar o alcance das campanhas.








Com base nos dados sobre vias críticas e principais períodos de acidente em Uberlândia, seguem medidas que especialistas consideram prioritárias:
- Avenidas como Rondon Pacheco e João Naves de Ávila exigem presença frequente de fiscalização de velocidade, radares, blitzes e fiscalização de uso de celular
- Além disso, é necessário melhorar a sinalização vertical e horizontal, iluminação pública, rotatórias nos cruzamentos de elevado risco, faixa de pedestre elevada ou protegida
- Pavimentação adequada, sucateamento resolvido, drenagem que não provoque acúmulo de água, visibilidade nos cruzamentos
- Ciclovias seguras, bicicletários, corredores de ônibus bem demarcados, espaços dedicados para motocicletas e proteção aos pedestres e ciclistas