Segurança no trânsito em Uberlândia: acidentes passam de 10,3 mil em 2025

Ocorrências aumentaram em relação ao ano passado e as avenidas Rondon Pacheco, João Naves e Getúlio Vargas continuam entre as mais críticas

, em Uberlândia

Com mais de 10 mil acidentes em oito meses, a segurança no trânsito em Uberlândia vive um novo alerta em 2025. Dados da Sejusp mostram que os registros aumentaram em relação a 2024, especialmente nas avenidas Rondon Pacheco, João Naves de Ávila e Getúlio Vargas. Para conter esse avanço, aumentam as ações de educação no trânsito, fiscalização consistente e melhorias na infraestrutura viária.

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Avenida Rondon Pacheco, a via mais críticas para acidentes em Uberlândia – Crédito: Prefeitura de Uberlândia/Settran

Confira as vias com mais acidentes em 2025:

  • Avenida Rondon Pacheco: 425
  • Avenida João Naves de Ávila: 335
  • Avenida Getúlio Vargas: 249
  • Avenida Nicomedes Alves dos Santos: 237 até agosto

* Os dados mais atualizados vão até agosto

Campanhas de conscientização e educação no trânsito

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), vem promovendo campanhas educativas regulares em relação ao trânsito.

O programa permanente de Educação para o Trânsito visa contribuir para a humanização do trânsito e para uma mobilidade urbana pautada no respeito ao próximo e na cidadania, possibilitando a redução de conflitos e acidentes de trânsito no município.

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Além disso, também são feitas blitzes educativas, especialmente em vias com elevado número de acidentes. Atividades em escolas, para sensibilizar crianças e jovens sobre comportamentos como uso do celular ao volante, velocidade e atenção às regras de trânsito. Também são realizadas parcerias com entidades e empresas locais para ampliar o alcance das campanhas.

Com base nos dados sobre vias críticas e principais períodos de acidente em Uberlândia, seguem medidas que especialistas consideram prioritárias:

  • Avenidas como Rondon Pacheco e João Naves de Ávila exigem presença frequente de fiscalização de velocidade, radares, blitzes e fiscalização de uso de celular
  • Além disso, é necessário melhorar a sinalização vertical e horizontal, iluminação pública, rotatórias nos cruzamentos de elevado risco, faixa de pedestre elevada ou protegida
  • Pavimentação adequada, sucateamento resolvido, drenagem que não provoque acúmulo de água, visibilidade nos cruzamentos
  • Ciclovias seguras, bicicletários, corredores de ônibus bem demarcados, espaços dedicados para motocicletas e proteção aos pedestres e ciclistas