Saiba como funciona o programa Tarifa Zero para estudantes de Uberlândia
Entenda os benefícios, requisitos e o processo de cadastro para o programa que oferece transporte coletivo gratuito aos estudantes da cidade
-
A Prefeitura de Uberlândia (MG) lançou o programa Tarifa Zero, que oferece transporte coletivo gratuito para os estudantes da cidade. O objetivo é facilitar o acesso ao transporte público, permitindo que alunos de escolas públicas e privadas possam se deslocar sem custo até suas instituições de ensino. O benefício passa a valer a partir desta segunda-feira (10).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Quem tem direito?
O benefício é destinado a estudantes de todas as idades, matriculados no ensino básico, médio, superior ou pós-graduação. Para ter acesso ao programa, é necessário que o estudante tenha uma carga horária mínima de 600 horas em sua grade curricular.
Como se cadastrar?
O processo de cadastro é feito de forma simples e prática por meio do aplicativo do programa. Para se cadastrar, o estudante deve fornecer seus dados pessoais, anexar documentos como comprovante de matrícula, comprovante de endereço, grade horária, documento oficial de identificação com foto, além de uma foto própria e preencher o formulário de adesão à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Após o cadastro, a carteirinha do Tarifa Zero será produzida e entregue no terminal mais próximo do endereço informado.
Limites de uso do benefício
O programa garante transporte gratuito para os estudantes conforme a grade horária cadastrada, além de dois tickets diários para lazer, cultura e esportes, que podem ser utilizados também aos finais de semana e feriados. É importante que entre cada viagem de lazer haja um intervalo mínimo de uma hora. A carteirinha é pessoal e, em caso de uso indevido, será cancelada.
Posso usar o cartão atual?
Até o dia 10 de março, os estudantes podem utilizar seus cartões atuais, que oferecerão os tickets diários para ida e volta à escola e mais dois tickets diários para lazer, incluindo finais de semana e feriados.
Leia Mais
E o saldo do meu cartão?
Para quem já possui saldo no cartão atual, será possível transferi-lo para outro usuário até 10 de março, respeitando o prazo máximo de 90 dias para a transferência.
O saldo é cumulativo?
Não, o saldo será zerado a cada dia, de acordo com as viagens realizadas.
E se eu perder a carteirinha?
Em caso de perda ou roubo, o estudante pode solicitar a segunda via da carteirinha, com custo de dez tarifas vigentes, desde que apresente o boletim de ocorrência.
Para mais informações, o site da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) disponibilizou vídeos explicativos sobre o programa. O usuário também poderá baixar o aplicativo Ubertrans-Supersit que está disponível para download.