Rodovias do Triângulo podem receber radares de velocidade média ainda em 2025

Tecnologia, já em testes em Uberaba, poderá ser regulamentada pelo Inmetro e implantada em trechos estratégicos no Triângulo Mineiro, segundo Ecovias Minas-Goiás

, em Uberlândia

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As rodovias de Minas Gerais estão próximas de receber radares de velocidade média, tecnologia em fase final de regulamentação pelo Inmetro. O sistema está em fase final de regulamentação pelo Inmetro e pode começar a ser validado ainda em 2025.

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Nova tecnologia pode ser regulamentada em 2025, e multas cobradas em 2026 — Crédito: Redes sociais/Reprodução

Na BR-050, no Triângulo Mineiro, na região de Uberaba os equipamentos já estão em fase de testes, ainda sem aplicação de multas. A Ecovias Minas-Goiás, concessionária responsável pela rodovia, acredita que a cobrança das infrações comece em 2026.

A empresa também avalia expandir o uso da tecnologia para outras concessões, como na BR-135, MG-231 e LMG-754, no Norte de Minas, além da BR-116, entre Minas e Rio de Janeiro.

Como funcionam os radares de velocidade média

Segundo o informado pela concessionária, o sistema registra a passagem do veículo em dois pontos distintos da via e calcula o tempo gasto para percorrer o trecho. Se a velocidade média ultrapassar o limite permitido, o motorista é autuado. Ou seja, não adianta reduzir apenas na frente do radar.

O modelo já é utilizado em países da Europa, onde ajudou a reduzir em até 50% os índices de acidentes fatais.

No Triângulo, dois radares foram instalados em um trecho de 11 quilômetros da BR-050, entre Uberaba e Delta. Desde 2024, eles servem de base para estudos técnicos que devem embasar a regulamentação nacional.

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Para o gerente de Operações da concessionária, Bruno Araújo Silva, a novidade amplia o alcance da fiscalização. “O radar fixo flagra apenas o momento da passagem. Com a velocidade média, é como se aumentássemos a área monitorada, obrigando o motorista a respeitar o limite durante todo o percurso”, explicou.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também enxerga a tecnologia como aliada na prevenção de acidentes. Segundo o inspetor José Rocha Neto, chefe da PRF em Uberaba, grande parte das ocorrências graves na região está ligada ao excesso de velocidade.

“Acreditamos que a fiscalização por velocidade média pode contribuir bastante para reduzir esse tipo de ocorrência”, afirmou.

Relembre a inauguração do 1º radar inteligência em uma rodovia federal, na BR-050: