Programa Tarifa Zero registra mais de 4,6 milhões de utilizações em Uberlândia
Gratuidade no transporte público destinada a estudantes foi iniciada em fevereiro, quando o decreto que regulamenta a lei municipal foi assinado
-
Em seis meses de utilização o programa Tarifa Zero, implantado pela Prefeitura de Uberlândia registrou mais de 4,6 milhões de utilizações de estudantes da cidade. Desde o início, foram emitidos 44.014 cartões do benefício, sendo 41.344 entregues aos usuários, 2.670 ainda aguardam retirada e 2.096 foram bloqueados por inconsistências cadastrais.

A medida, regulamentada pelo decreto que oficializou a lei municipal nº 14.339/25, sancionada em 9 de janeiro, beneficia estudantes de instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação, abrangendo ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e cursos técnicos. O objetivo é garantir transporte gratuito e facilitar a participação de crianças, jovens e universitários em atividades educacionais, culturais, esportivas e sociais.
📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
“Esse benefício foi uma conquista histórica para estudantes e famílias de Uberlândia. É uma das primeiras leis sancionadas na nossa gestão e representa nosso compromisso em reduzir a evasão escolar e melhorar a vida das pessoas”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
Beneficiários do programa Tarifa Zero
Dos mais de 40 mil cartões ativos, cerca de 40% são utilizados por estudantes do ensino médio, cursos técnicos ou pré-vestibular; 38,2% por alunos do ensino superior; 14,7% por estudantes do fundamental 2; e 6,5% por estudantes do fundamental 1.
Nos seis primeiros meses, o programa gerou um investimento médio mensal de R$ 3,4 milhões no sistema de transporte coletivo, permitindo que crianças e jovens tenham transporte garantido para frequentar escolas, atividades culturais, esportivas e sociais.
Como funciona o benefício
O Tarifa Zero é operacionalizado por meio de cartões personalizados, com até 60 viagens mensais por estudante. O uso é monitorado por reconhecimento facial em toda a frota do Sistema Integrado de Transporte (SIT), garantindo a correta utilização. O cadastro é válido por seis meses e deve ser renovado periodicamente. Além de transporte escolar, o cartão pode ser usado para atividades de lazer, cultura e esporte.
Leia Mais
Linhas mais procuradas
As linhas e terminais com maior número de passagens até agora são:
-
TCEN (Terminal Central) – 347.372
-
T810 (Terminal Canaã/Terminal Central) – 156.619
-
T120 (Terminal Umuarama/Luizote III) – 130.822
-
T121 (Terminal Umuarama/Mansour) – 117.534
-
A147 (Shopping Park/Terminal Central) – 109.780
-
A836 (Terminal Canaã/Pequis) – 107.024