MPF consegue liminar que obriga Dnit a fiscalizar Ponte da Revolução entre Minas e São Paulo

Justiça determina inspeção e cronograma de obras para a recuperação da Ponte da Revolução

, em Uberlândia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma decisão liminar que obriga a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a realizar uma fiscalização na Ponte da Revolução, que liga os municípios de Delta, em Minas Gerais, e Igarapava, em São Paulo.

Ponte da Revolução
MPF consegue liminar que obriga Dnit a fiscalizar Ponte da Revolução entre Minas e São Paulo – Crédito: Google Maps

A ponte, que atravessa o Rio Grande, se encontra interditada devido às condições precárias de sua estrutura. A decisão judicial exige que a inspeção seja realizada em até 15 dias úteis, além da apresentação de um cronograma para as obras necessárias.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A ação do MPF busca a recuperação da Ponte da Revolução, apontando a necessidade de intervenções urgentes na pavimentação, estrutura, sinalização, segurança lateral e iluminação.

Laudos técnicos realizados por especialistas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) indicam diversos problemas na estrutura, como corrosão, danos no pavimento e falhas nos sistemas de drenagem e sinalização. Segundo esses documentos, esses danos comprometem a segurança dos usuários e exigem reparos imediatos.

×

Leia Mais

A decisão da Justiça Federal foi fundamentada na constatação de que, além de comprometer a segurança de veículos e pedestres, a negligência em relação à manutenção da ponte já dura décadas. A liminar também estabelece uma multa diária de R$ 10 mil caso a decisão não seja cumprida, reforçando a urgência das ações solicitadas pelo MPF.

A Ponte da Revolução, por sua condição deteriorada, não pode receber veículos pesados, como ônibus e caminhões, e sua interdição deverá ser mantida até que as intervenções sejam concluídas, a fim de garantir a segurança no local.