Motoristas poderão quitar débitos via PIX durante blitz em Minas Gerais
Nova regra, que começa neste mês, permite pagamento de IPVA, multas e taxas, na hora, evitando remoção do veículo ao pátio
A partir de 15 de setembro, motoristas em Minas Gerais poderão pagar débitos do veículo na hora durante blitz, usando PIX, evitando que o carro seja levado ao pátio. A medida, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) em parceria com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), visa reduzir a burocracia e facilitar a regularização imediata dos veículos em circulação.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Durante a abordagem, se houver pendências estaduais que impeçam o licenciamento, o condutor poderá consultar os débitos pelo Renavam no site da Secretaria de Fazenda, no portal Trânsito MG ou pelo aplicativo MG App. Em seguida, será possível efetuar o pagamento via PIX, internet banking ou terminais de autoatendimento, e atualizar o licenciamento imediatamente pelo site do Trânsito MG, emitindo o CRLV-e. O agente de trânsito poderá confirmar o pagamento em tempo real.
Apesar da novidade, circular sem CRLV ainda é considerado infração grave, conforme artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 293,47. Débitos federais, de outros estados ou já inscritos em dívida ativa não poderão ser quitados durante a blitz.
Leia Mais
Os prazos de regularização do CRLV em 2025 seguem o calendário estadual; placas finais 1, 2 e 3 – obrigatoriedade desde 1º de setembro; placas 4, 5 e 6 – até 30 de setembro; placas 7, 8, 9 e 0 – até 31 de outubro.
SAIBA MAIS: Mais de 30% dos veículos em Uberlândia estão com IPVA atrasado e podem ter problema com o CRLV
Com a medida, a expectativa das autoridades é agilizar a regularização de veículos e reduzir o número de remoções de carros em blitzes, tornando o processo mais rápido e menos burocrático para os motoristas.