Motoristas de ônibus retomam trabalho parcialmente após paralisação em Uberlândia

Greve começou na tarde desta sexta (7) por atraso no pagamento de salários; empresas afirmam que depósitos foram realizados e aguardam compensação bancária

, em Uberlândia

-

Motoristas de ônibus de Uberlândia começaram a retomar gradualmente o trabalho na noite desta sexta-feira (7), após uma paralisação que começou por volta das 16h30 no Terminal Central, no Centro da cidade. O movimento foi motivado pelo atraso no pagamento de salários das três concessionárias que operam o transporte coletivo urbano.

Circulação de ônibus começa a ser restabelecida após paralisação de motoristas no Terminal Central de Uberlândia – Crédito: TV Paranaíba

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo as empresas Autotrans, São Miguel e Sorriso de Minas, responsáveis pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT), os pagamentos foram realizados ainda nesta sexta-feira, restando apenas o prazo bancário para a compensação em algumas contas. As operadoras afirmaram que foram “surpreendidas” pela paralisação, uma vez que todas as comunicações com os funcionários já haviam sido feitas, e destacaram que o atraso ocorreu devido a uma “instabilidade momentânea no fluxo de caixa”.

Leia a nota completa:

As empresas de transporte urbano de Uberlândia informam que os pagamentos foram realizados pelas três operadoras, restando apenas o prazo bancário para compensação em algumas contas.

As operadoras esclarecem que foram surpreendidas com o movimento, uma vez que todas as comunicações haviam sido feitas e mantêm um diálogo aberto e constante com seus colaboradores e o pagamento foi realizado integralmente no dia de hoje, não sendo realizado anteriormente por instabilidade momentânea no fluxo de caixa.

As empresas são compromissadas com a manutenção do sistema de transporte público, realizam investimentos constantes e mantêm compromisso com seus colaboradores, com a população e com o poder público municipal, assegurando a continuidade de um serviço essencial, seguro e de qualidade.

Atualmente, o sistema conta com 128 linhas e 415 veículos disponíveis para operação, garantindo o atendimento à mobilidade da cidade de Uberlândia.

Retorno do transporte

De acordo com apuração da TV Paranaíba, apenas os ônibus da empresa São Miguel permanecem parados, já que alguns motoristas ainda não receberam os salários. As outras duas concessionárias, Autotrans e Sorriso de Minas, retomaram as atividades.

A paralisação começou no fim da tarde, quando motoristas fecharam as saídas do Terminal Central, impedindo a entrada e saída de ônibus. Passageiros relataram momentos de confusão no local.

×

Leia Mais

Posicionamento do sindicato

“A paralisação ocorre devido ao não pagamento de salário por parte das três concessionárias de transporte público do município. As empresas prometeram que iriam pagar hoje, mas até o momento isso não foi realizado. O sindicato comunicou ontem que, se até as 16h o pagamento não fosse feito, os trabalhadores cruzariam os braços. Por isso está tudo parado por aqui. Até que o pagamento se concretize, vamos continuar de braços cruzados”, disse Márcio Dulio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo.