Governo de Minas intensifica combate a golpes do IPVA 2025 com força-tarefa integrada

Golpistas criam sites falsos e prometem descontos no IPVA 2025 para enganar motoristas; saiba como evitar fraudes

, em Uberlândia

Na última terça-feira (28), Governo de Minas Gerais anunciou a criação de uma força-tarefa para prevenir e combater fraudes relacionadas ao IPVA 2025.

A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), visa combater golpes que costumam ocorrer durante o período de pagamento do imposto.

A primeira parcela ou cota única do IPVA 2025 vence entre os dias 3 e 7 de fevereiro, de acordo com o final da placa do veículo. Nesse período, criminosos praticam tentativas de fraude, criando sites falsos, enviando links maliciosos através de aplicativos de mensagens, oferecendo supostos descontos para enganar contribuintes.

Ipva 2025
IPVA 2025 vence entre os dias 3 e 7 de fevereiro, de acordo com o final da placa. Crédito: Freepik

Monitoramento

A força-tarefa realizará o monitoramento contínuo de buscadores de sites e redes sociais para identificar páginas fraudulentas e retirá-las do ar o mais rápido possível. Além disso, as autoridades reforçam a importância do registro de denúncias na Delegacia Virtual da Polícia Civil ou em uma unidade policial mais próxima. Todos os casos serão encaminhados ao MPMG para investigação.

O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, revelou que, em 2024, a SEF recebeu aproximadamente 4 mil denúncias de golpes relacionados ao imposto.

“Entre os golpes mais frequentes, destacam-se a criação de sites falsos que simulam os oficiais dos órgãos governamentais e o envio de links para aplicativos de mensagens e e-mails, muitas vezes, prometendo descontos tentadores”, explica o subsecretário.

O delegado Arthur Benício, da delegacia especializada em Crimes Cibernéticos da PCMG, alerta para a importância da denúncia.

“Ao constatar um site, link ou perfil de rede social fraudulento, ou esteja fazendo pagamento por Pix ou boleto falso, ele deve comparecer a uma unidade da Polícia Civil mais próxima ou acessar o site, por meio do registro virtual. Ele relata os fatos e faz a ocorrência, incluindo os dados bancários do beneficiário, bem como a formalização do termo de representação, que é a condição para que os órgãos possam atuar em favor das vítimas, instaurando o inquérito policial em cooperação com o MP”, afirma.

Usuarios nas redes sociais relataram como quase caíram no golpe do IPVA.

MAIS! IPVA 2025: campanha incentiva quitação digital e destaca novo cronograma de pagamento

O que fazer para evitar golpes no IPVA 2025

As autoridades orientam que os contribuintes sigam algumas medidas básicas de segurança para evitar cair em fraudes:

  • acesse apenas o site oficial da SEF-MG: www.fazenda.mg.gov.br.
  • evite clicar em links recebidos por WhatsApp, e-mail ou redes sociais.
  • não faça pagamentos via Pix ou boleto sem conferir a autenticidade do destinatário.
  • em caso de suspeita, denuncie imediatamente à Polícia Civil.

A promotora de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária, Janaína Dauro, destacou que o Ministério Público trabalha para integrar os esforços entre SEF, PCMG e órgãos especializados no combate a crimes cibernéticos.

“Assim que uma denúncia chega, o trabalho é ágil para retirar o site fraudulento do ar e impedir novos crimes”, reforçou a promotora.

*com informações de Agência Minas