Governo de Minas intensifica combate a golpes do IPVA 2025 com força-tarefa integrada
Golpistas criam sites falsos e prometem descontos no IPVA 2025 para enganar motoristas; saiba como evitar fraudes
Na última terça-feira (28), Governo de Minas Gerais anunciou a criação de uma força-tarefa para prevenir e combater fraudes relacionadas ao IPVA 2025.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), visa combater golpes que costumam ocorrer durante o período de pagamento do imposto.
A primeira parcela ou cota única do IPVA 2025 vence entre os dias 3 e 7 de fevereiro, de acordo com o final da placa do veículo. Nesse período, criminosos praticam tentativas de fraude, criando sites falsos, enviando links maliciosos através de aplicativos de mensagens, oferecendo supostos descontos para enganar contribuintes.

Monitoramento
A força-tarefa realizará o monitoramento contínuo de buscadores de sites e redes sociais para identificar páginas fraudulentas e retirá-las do ar o mais rápido possível. Além disso, as autoridades reforçam a importância do registro de denúncias na Delegacia Virtual da Polícia Civil ou em uma unidade policial mais próxima. Todos os casos serão encaminhados ao MPMG para investigação.
O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, revelou que, em 2024, a SEF recebeu aproximadamente 4 mil denúncias de golpes relacionados ao imposto.
“Entre os golpes mais frequentes, destacam-se a criação de sites falsos que simulam os oficiais dos órgãos governamentais e o envio de links para aplicativos de mensagens e e-mails, muitas vezes, prometendo descontos tentadores”, explica o subsecretário.
O delegado Arthur Benício, da delegacia especializada em Crimes Cibernéticos da PCMG, alerta para a importância da denúncia.
“Ao constatar um site, link ou perfil de rede social fraudulento, ou esteja fazendo pagamento por Pix ou boleto falso, ele deve comparecer a uma unidade da Polícia Civil mais próxima ou acessar o site, por meio do registro virtual. Ele relata os fatos e faz a ocorrência, incluindo os dados bancários do beneficiário, bem como a formalização do termo de representação, que é a condição para que os órgãos possam atuar em favor das vítimas, instaurando o inquérito policial em cooperação com o MP”, afirma.
Usuarios nas redes sociais relataram como quase caíram no golpe do IPVA.
Pessoal, quase caí em um golpe do IPVA e acho que vale a pena compartilhar o que ocorreu para ajudar a evitar que alguém caia.
1. Digitei “IPVA 2025 MG” no Google, e cliquei no primeiro link que aparece.
2. Ele te direciona a uma aba que é praticamente igual à do Detran/MG.
— Márcio Faria (@marciocfaria) January 29, 2025
MAIS! IPVA 2025: campanha incentiva quitação digital e destaca novo cronograma de pagamento
O que fazer para evitar golpes no IPVA 2025
As autoridades orientam que os contribuintes sigam algumas medidas básicas de segurança para evitar cair em fraudes:
- acesse apenas o site oficial da SEF-MG: www.fazenda.mg.gov.br.
- evite clicar em links recebidos por WhatsApp, e-mail ou redes sociais.
- não faça pagamentos via Pix ou boleto sem conferir a autenticidade do destinatário.
- em caso de suspeita, denuncie imediatamente à Polícia Civil.
A promotora de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária, Janaína Dauro, destacou que o Ministério Público trabalha para integrar os esforços entre SEF, PCMG e órgãos especializados no combate a crimes cibernéticos.
“Assim que uma denúncia chega, o trabalho é ágil para retirar o site fraudulento do ar e impedir novos crimes”, reforçou a promotora.
*com informações de Agência Minas