Empresário é multado após usar sirene de emergência para driblar trânsito em Uberlândia
Caminhonete foi apreendida após abordagem no bairro Segismundo Pereira; condutor instalou sirene semelhante à de veículos de emergência
-
Um empresário de 43 anos foi flagrado pela Polícia Civil de Minas Gerais usando uma sirene de emergência irregular em sua caminhonete para fugir do trânsito de Uberlândia. O homem foi abordado no início da noite de sexta-feira (18) na avenida Jerônimo Lucas Barros, no bairro Segismundo Pereira.

A sirene utilizada imitava o som de veículos de segurança pública e emergência, e permitia ao condutor avançar entre os carros em momentos de trânsito intenso. Após a constatação da irregularidade, o equipamento foi retirado do veículo e recolhido ao pátio por agentes da Polícia Militar.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo informações da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, o condutor foi visto por uma equipe da 2ª Inspetoria em atitude suspeita e, ao ser parado, admitiu que havia instalado o dispositivo no veículo. O homem que atua no ramo de comércio de motocicletas e que estava a caminho do trabalho, não informou há quanto tempo usava a sirene.
Leia Mais
Sirene de emergência irregular caracteriza infração grave
De acordo com o artigo 230, inciso XII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerada infração grave a utilização de equipamentos de iluminação ou sonorização não autorizados em veículos. A penalidade inclui multa no valor de R$ 195,23, além da aplicação de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o veículo pode ser retido para regularização imediata e, caso não seja possível resolver a irregularidade no local, poderá ser apreendido.
O uso desse tipo de equipamento pode induzir outros motoristas e pedestres ao erro, além de representar um risco à segurança viária. A PM foi acionada para apoio, fez a remoção do aparelho e encaminhou o veículo ao pátio.
O motorista não revelou onde adquiriu o equipamento, e um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Plantão para apuração do caso.