DER autoriza construção de ponte sobre o Rio Paranaíba na LMG-722

Nova ponte sobre o Rio Paranaíba terá 96 metros e 360 dias de execução; travessia existente é feita por uma ponte metálica com piso de madeira

, em Uberlândia

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O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), autorizou a construção de duas novas pontes em rodovias estaduais que atualmente enfrentam restrições de tráfego. As obras serão realizadas na LMG-722, no Alto Paranaíba, e na AMG-1715, na Zona da Mata, com investimento total de R$ 20 milhões.

Ponte antiga sobre o Rio Paranaíba será reconstruída
Ponte na LMG-722 interliga a comunidade da Rocinha e o distrito de Pilar, em Patos de Minas, ao município de Lagamar – Crédito: DER-MG/Divulgação

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Ponte sobre o Rio Paranaíba

Na LMG-722, será construída uma nova ponte sobre o Rio Paranaíba, interligando a comunidade da Rocinha e o distrito de Pilar, em Patos de Minas, ao município de Lagamar. A estrutura terá 96 metros de extensão por 10,6 metros de largura, com custo estimado em R$ 14,6 milhões e prazo de execução de 360 dias, a partir de 24 de setembro de 2025.

Atualmente, a travessia existente é feita por uma ponte metálica com piso de madeira, que restringe o tráfego de veículos acima de 12 toneladas. Essa limitação compromete o escoamento da produção agropecuária, especialmente em períodos de chuva. A nova ponte, em concreto, permitirá a passagem segura de veículos pesados e deve fortalecer a integração entre municípios.

A obra será executada ao lado da ponte atual, de modo a não interromper o tráfego durante a construção.

Ponte sobre o Rio Casca

Já na Zona da Mata, a AMG-1715 receberá uma nova ponte sobre o Rio Casca, no trecho entre o entroncamento da MG-329 e o município de Santo Antônio do Grama. A estrutura terá 80 metros de extensão por 10 metros de largura, com orçamento de cerca de R$ 6 milhões e prazo de 360 dias.

Construção de novas pontes
Novas pontes no Alto Paranaíba e Zona da Mata devem ficar prontas até o segundo semestre de 2026 – Crédito: DER-MG / Divulgação

Atualmente, a ponte existente possui apenas uma faixa de tráfego e impõe restrições ao transporte de cargas, obrigando motoristas a recorrer a rotas alternativas. Com a nova travessia, será ampliada a fluidez do trânsito e facilitado o acesso à capital Belo Horizonte pela região.

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Construção de novas pontes

Segundo o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, as intervenções representam investimentos estratégicos para o estado. “Essas obras são fundamentais para a segurança dos usuários e para o fortalecimento da economia regional, pois permitirão o escoamento eficiente da produção e o transporte de mercadorias. Nosso compromisso é ampliar a infraestrutura rodoviária para melhorar a qualidade de vida das comunidades e fomentar o desenvolvimento sustentável”, afirmou.