Anselmo Alves dos Santos é uma das avenidas com maior incidência de multas de trânsito em Uberlândia
Cerca de 84 mil autuações foram registradas entre janeiro e maio de 2025, sendo que quase metade são por excesso de velocidade de até 20% acima do limite permitido
-
Uberlândia registrou, entre janeiro e maio deste ano, 84.497 multas de trânsito por meio de equipamentos eletrônicos, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). A avenida Anselmo Alves dos Santos aparece entre as que mais registram infrações.

Multas de trânsito
De acordo com os dados, a maior parte das infrações foi por excesso de velocidade de até 20% acima do limite permitido, representando 13.230 autuações (44,54%). Em seguida, está o avanço de sinal vermelho, com 5.378 registros (18,11%), e excesso de velocidade entre 20% e 50%, com 1.740 casos (5,86%). Outra conduta comum é o uso indevido da faixa da esquerda exclusiva para determinados veículos, que gerou 1.491 multas (5,02%).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Além da Anselmo Alves dos Santos, que possui dois pontos eletrônicos com alto índice de multas registradas, outras vias com incidência grande são a avenida João Pinheiro com rua Duque de Caxias, avenida Geraldo Motta Batista e o cruzamento da avenida Afonso Pena com rua Prata.
Novos radares
A cidade de Uberlândia atualmente conta com 52 pontos monitorados por radares e equipamentos eletrônicos. Nos últimos meses, novas fiscalizações foram instaladas nas avenidas Nicomedes Alves dos Santos, Getúlio Vargas e Francisco Galassi, reforçando o controle de velocidade e comportamento dos motoristas.
Leia Mais
A Settran afirma que, além da fiscalização eletrônica, realiza campanhas educativas e blitz informativas com o objetivo de orientar os condutores quanto à importância do respeito à sinalização e aos limites de velocidade. A secretaria também destaca a implantação de sinalização vertical e horizontal como ferramenta de prevenção de acidentes e orientação ao tráfego.
Sem retorno
O Paranaíba Mais solicitou, no dia 3 de julho, informações complementares à Secretaria de Comunicação Social (Secom) sobre o radar campeão de multas, localizado na avenida Anselmo Alves dos Santos, mas não obteve retorno, apesar de várias cobranças.
Principais multas
Velocidade acima de 20% – 13.230 autuações (44,54%);
Avanço de sinal – 5.378 registros (18,11%);
Excesso de velocidade entre 20% e 50% – 1.740 casos (5,86%);
Uso indevido faixa da esquerda (exclusiva para determinados veículos) – 1.491 multas (5,02%).