Nuvem-funil se forma sobre represa em Três Marias e vídeo viraliza nas redes
Céu escuro, ventos fortes e redemoinho chamaram a atenção de quem estava no local
-
Uma cena que mais parecia saída de um filme ou de uma história de pescador foi registrada na tarde desta sexta-feira (18), na represa Três Marias, em Minas Gerais. Uma nuvem-funil, fenômeno que se parece com um tornado, se formou sobre as águas do rio São Francisco e foi filmado por um guia de pesca esportiva que navegava na região no momento.
Veja o vídeo:
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Apesar do susto, não há registros de feridos ou de danos causados pelo fenômeno.

O vídeo rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, deixando internautas impressionados com a força da natureza.
Três Marias está entre os mais de 800 municípios mineiros sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades com ventos que podem ultrapassar os 60 km/h. Em algumas regiões, as rajadas podem chegar a 100 km/h nos próximos dias, segundo o instituto.
Leia Mais
Diferença entre os fenômenos
Embora ainda seja comum a confusão entre os termos, tornados, ciclones e trombas d’água possuem diferenças técnicas. As trombas são tornados que se formam sobre a água — seja mar, lago ou rio — e também apresentam colunas de ar girando em alta velocidade. A depender da intensidade, podem representar riscos à navegação e às comunidades próximas.
A nuvem-funil é uma estrutura giratória em forma de cone que se forma a partir de uma nuvem de tempestade. Apesar da aparência semelhante à de um tornado, a nuvem-funil não chega a tocar o solo. Ela pode girar intensamente e até dar a impressão de que vai se formar um tornado, mas enquanto não houver contato com o chão, continua sendo classificada apenas como nuvem-funil.
A recomendação para quem visita áreas ribeirinhas ou navega em represas é redobrar a atenção com as condições meteorológicas, especialmente em períodos de instabilidade.