Vídeo: chuva atinge Uberlândia e Defesa Civil emite alerta extremo de tempestade

Alagamentos foram registrados nos bairros Presidente Roosevelt, Brasil, Custódio Pereira e Santa Rosa; maior precipitação foi de 60,8 mm no bairro Brasil

, em Uberlândia

-

A Defesa Civil emitiu alerta amarelo de chuva moderada a forte para Uberlândia, nesta quinta-feira (30). Pequenos pontos de alagamentos já foram registrados nos bairros Presidente Roosevelt, Brasil, Custódio Pereira, Santa Rosa e Bom Jesus. Há forte chuva em diversos bairros da cidade. A orientação da Defesa Civil é que a população evite pontos críticos de alagamento.

Segundo a corporação, a chuva teve início às 11h15 e terminou por volta de 13h. A Defesa Civil emitiu um alerta sonoro extremo de tempestade com rajadas de vento e chuva às 12h35. A maior precipitação foi de 60,8 mm no bairro Brasil, na região do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Já as rajadas de vento foram de 24,3 km/h.

Alerta sonoro da Defesa Civil
Alerto sonoro da Defesa Civil é enviado para celulares de uberlandenses – Créditos: TV Paranaíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu uma alerta amarelo de chuvas intensas na manhã desta quinta-feira (30). O alerta é de perigo potencial.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

 

Imagens enviadas por telespectadores mostram alagamentos na avenida Amazonas, no bairro Brasil, o cruzamento das avenidas Antônio Thomaz e Comendador Alexandrino Garcia, no bairro Marta Helena. No bairro Presidente Roosevelt, a água também começa a encher a rua Ordália Carneiro de Oliveira. A avenida Professora Minervina Candida Oliveira também registra pontos de muita água empossada.

Água também entrou no Ambulatório Amélio Marques, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). A TV Paranaíba entrou em contato com a assessoria do hospital, que informou que o grande volume de chuvas comprometeu o escoamento da água no telhado do ambulatório, e a equipe de manutenção aguarda a chuva parar para fazer o reparo; apesar da limpeza preventiva das calhas há 10 dias, o acúmulo recente de folhas causou o problema, e mais de 3.000 metros de telhados já foram substituídos neste ano no HC-UFU.

Segundo o Corpo de Bombeiros, até o momento não há acionamentos devido à chuva.

VEJA MAIS! Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para Uberlândia e região nesta quarta (29)

Chuva atinge Uberlândia: veja vídeos do momento

Água entrando no ambulatório do HC-UFU

Imagem de drone mostra Avenida Rondon Pacheco

Créditos do vídeo: Casa do Drone

Orientações da Defesa Civil

  • Manter-se atento aos níveis das águas;
  • Manter portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais;
  • Não se proteger embaixo de árvores, porque elas atraem raios e, se houver granizo, é aconselhável abrigar-se em lugares seguros, com boas coberturas;
  • Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos;
  • Não se arriscar em atravessar a pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas;
  • Se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de alagamento é recomendado evitar contato com as águas, pois além da contaminação que pode causar graves doenças, há também o risco de choque elétrico.