Uberlândia entra em alerta vermelho por tempo seco, com umidade abaixo de 12%
Aviso emitido pelo Inmet vale das 12h às 18h e aponta riscos elevados de incêndios florestais, além de complicações respiratórias e dores de cabeça
Uberlândia está entre as cidades de Minas Gerais que entraram em alerta vermelho para tempo seco nesta quarta-feira (1º). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido das 12h às 18h. O índice de umidade deve ficar abaixo de 12%, patamar comparado ao de regiões desérticas.

Segundo o Inmet, a condição representa grande perigo à saúde e ao meio ambiente. O órgão aponta riscos elevados de incêndios florestais, além de complicações respiratórias, dores de cabeça e outros problemas.
A recomendação é que a população consuma bastante líquido, use hidratantes na pele, umidifique o ambiente e evite atividades físicas durante o período mais crítico do dia. Também é orientado reduzir a exposição ao sol nos horários mais quentes e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.
Além de Uberlândia, outras cidades do Triângulo Mineiro, do Noroeste e do Norte do estado estão incluídas no alerta vermelho. No Triângulo, aparecem ainda Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patrocínio, Prata, Tupaciguara, Capinópolis, Centralina, Canápolis, Santa Vitória, Campina Verde e Veríssimo.
O alerta se estende também a municípios de outras regiões mineiras, como Paracatu, Unaí, Patos de Minas, Januária e Buritizeiro.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Orientações da Defesa Civil
Para reduzir os impactos do tempo seco, a Defesa Civil orienta a população a manter-se hidratada, bebendo bastante água mesmo sem sede, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h. Também recomenda o uso de umidificadores de ar ou alternativas como bacias de água e panos úmidos nos cômodos, além de manter os ambientes sempre arejados e optar por pano úmido na limpeza para reduzir poeira.
Leia Mais
É importante evitar o cigarro, queimadas e locais fechados com ar-condicionado. Em caso de sintomas respiratórios, a orientação é procurar atendimento médico e, diante de incêndios, acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).