Geada atinge Uberlândia e outras cidades do Triângulo pelo segundo dia consecutivo
Nas últimas horas, geada atingiu Indianópolis, Monte Carmelo e zona rural de Uberlândia, e a umidade do ar caiu a níveis críticos, chegando a 8% em algumas cidades
O Triângulo Mineiro e região registraram na madrugada desta terça-feira (12) temperaturas mínimas que chegaram a -1°C na zona rural de Prata, com geada isolada em várias áreas pelo segundo dia consecutivo. Os níveis de umidade relativa do ar estão extremamente baixos, variando entre 8% e 12%, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Uberlândia, a mínima registrada foi de 2,5°C no setor sul da cidade, onde o frio foi mais intenso devido à topografia e à baixa nebulosidade. A máxima para o dia não deve ultrapassar 13,2°C, indicando um dia frio e com baixa amplitude térmica. A massa de ar polar seca, combinada com céu claro e vento fraco, favoreceu a formação de geada fraca a moderada em baixadas rurais e áreas mais baixas do sul e sudoeste da cidade.
Os bairros do setor sul e sudoeste, como Shopping Park, Gávea e Jardim Ipanema Sul, apresentaram as temperaturas mais baixas, entre 2,5°C e 4,0°C. Já regiões da zona leste, como Santa Mônica e Mansões Aeroporto, tiveram mínimas mais amenas, próximas a 11°C.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Geada atinge Uberlândia e região
A umidade relativa do ar caiu para níveis críticos em diversas cidades da região, com índices de 8% em Patos de Minas, 9% em Patrocínio, 10% em Uberlândia e 12% em Catalão, bem abaixo do mínimo recomendado pela Defesa Civil.
Segundo relatório do Sistema Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a umidade deve permanecer próxima a 20% nas próximas horas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o índice fique entre 50% e 80%, enquanto valores inferiores a 30% já representam risco à saúde.
baixa umidade pode causar ou agravar problemas respiratórios, como bronquite, sinusite e asma. Por isso, a população deve redobrar os cuidados, mantendo ambientes umidificados, ingerindo bastante líquido, evitando exercícios físicos nas horas mais quentes do dia e utilizando soro fisiológico para proteger olhos e vias nasais.