Triângulo e Alto Paranaíba têm risco de tempestades severas nesta quarta-feira (5)

Calor, umidade e ventos em diferentes direções criam condições para chuva forte, rajadas de vento e até granizo entre a tarde e a madrugada

, em Uberlândia

O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba podem ter tempestades intensas nesta quarta-feira (5). A atmosfera está quente e úmida, o que facilita a formação de nuvens grandes e fortes. Além disso, ventos em diferentes alturas da atmosfera ajudam a organizar as tempestades, aumentando a chance de chuva mais severa. Apesar da previsão do Inmet, o dia iniciou com céu limpo e sol.

Risco de tempestades
Fortes pancadas podem atingir Triângulo e Alto Paranaíba no fim da tarde e à noite – Crédito: Freepik/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A umidade vinda da Amazônia também está alimentando essas tempestades, deixando o ar ainda mais carregado.

Principais cidades em risco de tempestades

As chuvas devem começar a partir do meio da tarde e podem ficar mais fortes no início da noite.

Entre 16h e 22h, o risco é maior em:

  • Uberlândia

  • Araguari

  • Monte Carmelo

  • Tupaciguara

  • Araporã

Em cidades como Uberaba, Frutal, Planura e Conceição das Alagoas, o risco aumenta entre 19h e 01h. No Alto Paranaíba (como Patrocínio, Ibiá, Araxá e São Gotardo), o período mais crítico deve ocorrer entre 17h e 21h.

Alguns municípios da região de Ituiutaba e Prata também podem ter núcleos isolados de tempestade, com potencial de vento forte em um curto período.

×

Leia Mais

O que pode acontecer

Com esse cenário, podem ocorrer chuva intensa em pouco tempo, ventos fortes, granizo em alguns pontos e muitos raios. Há risco de alagamentos em áreas urbanas onde o volume de chuva cair de forma muito rápida.

De acordo com especialistas, o período entre 17h e 21h deve ser o mais crítico do dia, com maior probabilidade para ocorrência de temporais mais organizados e queda de granizo. No início da tarde, entre 14h e 17h, já podem ocorrer pancadas isoladas. Entre 21h e 2h da madrugada, as tempestades tendem a perder força, mas ainda podem gerar vento forte e descargas elétricas.

Defesa Civil reforça orientações

A Defesa Civil orienta que a população evite ficar ao ar livre durante trovoadas e não busque abrigo sob árvores, já que o risco de descargas elétricas é maior nesses locais. Para quem tem veículo, a recomendação é guardá-lo em garagens ou locais cobertos, devido ao risco de granizo. Em casos de rajadas intensas, é indicado desligar aparelhos eletrônicos e evitar permanecer próximo de janelas.

O órgão reforça ainda que, em áreas urbanas, pancadas fortes em curto período podem causar pontos de alagamento, especialmente em regiões já conhecidas por acumular água em dias de chuva intensa. A orientação é redobrar a atenção no trânsito.

Meteorologistas seguem monitorando a evolução das tempestades e novos avisos podem ser divulgados ao longo do dia e da noite, caso o cenário evolua para tempestades severas.